Estudante que criou garrafa que torna qualquer água potável ganha prêmio no exterior

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 17 de abril de 2022 às 18:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A tecnologia que a moça criou produz água esterilizada por meio da radiação e com filtro carregado à base da luz do sol.

Bárbara Paiva, estudante da Universidade Federal de Ouro Preto, em Minas Gerais, criou uma garrafa que transforma qualquer água em potável, pronta para consumo. Uma inovação incrível que acaba de ganhar um prêmio internacional em Istambul, na Turquia.

O projeto foi premiado entre 443 candidatos de 44 países no Red Bull Basement – ou seja, a concorrência era forte, com gente de vários lugares do mundo! Antes disso, a Bárbara também tinha ganhado uma etapa nacional, construindo uma trajetória de sucesso.

A tecnologia que a moça criou produz água esterilizada por meio da radiação e com filtro carregado à base da luz do sol. A grande vantagem é que todo o processo é feito sem nenhuma energia poluente, de maneira limpa e sustentável. 

A invenção

Nomeada de Aqualux, a garrafa é capaz de transformar em potável qualquer água suja através da radiação. O processo é executado por um filtro carregado com energia solar.

A grande vantagem é que todo o processo é feito sem nenhuma energia poluente, de maneira limpa e sustentável.

Bárbara disse que a intenção é democratizar o acesso à água limpa, potável, que muita gente ainda não tem acesso em várias partes do Brasil e do mundo.

“O projeto está sendo desenvolvido também pensando em facilitar a vida de esportistas e campistas, mas o foco principal é democratizar a água potável para pessoas que não têm acesso a saneamento básico. Essa oportunidade de ser a campeã tem sido incrível ao meu projeto, porque além de me ajudar no desenvolvimento, ainda ajuda a acelerar o processo e aumentar a visibilidade”, disse a jovem.

(Com informações dos portais Só Notícia Boa e Awebic)


+ Ciência