Empresa solta mais de 30 mil peixes em reservatórios na região de Franca

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 10 de fevereiro de 2016 às 16:21
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:37
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Lagos das hidrelétricas Palmeiras e Retiro recebem curimbatás e piaparas por meio do programa da Duke Brasil

​A empresa que opera as Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs) Retiro e Palmeiras – inicia o cronograma 2016 de soltura de peixes no Rio Sapucaí-Mirim. A primeira atividade do ano pelo programa de reposição do estoque pesqueiro será realizada nesta sexta-feira (12), com a soltura de mais de 30 mil peixes nos reservatórios.

De acordo com o biólogo e consultor de Meio Ambiente da DEB, Norberto Vianna, a primeira ação ocorre às 9h30, na PCH Palmeiras e, às 10h30, os trabalhos serão realizados na área da PCH Retiro. Serão soltos 15 mil curimbatás e 150 piaparas em cada um dos reservatórios. Das solturas, além dos técnicos da companhia, devem participar membros das comunidades vizinhas dos empreendimentos.

Conforme Vianna, as espécies usadas no trabalho de repovoamento do rio Sapucaí-Mirim foram selecionadas com base nos estudos científicos feitos durante a fase anterior ao enchimento dos reservatórios e também em consonância com o projeto aprovado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Sapucaí-Mirim/Grande (CBH/ SMG) e órgão ambiental.

O trabalho de repovoamento conta com a parceria do Centro de Aquicultura da Universidade Estadual Júlio de Mesquita Filho (Unesp), de Jaboticabal, Laboratório de Genética de Peixes da Unesp de Bauru e Piscicultura Projeto Peixes, de Sales de Oliveira (SP).


+ Cidades