Dica boa: Aprenda fazer um chá que é diurético e ainda previne espinhas!

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 24 de janeiro de 2022 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O chá de espinheira-santa cicatriza a pele, melhora o funcionamento intestinal e previne problemas estomacais. Saiba mais sobre ele!

Espinheira-santa é uma planta que traz diversos benefícios para a saúde

 

Se você é fã de bebidas naturais deliciosos e que oferecem benefícios à saúde, provavelmente, já deve ter ouvido falar do chá de espinheira-santa.

Esta planta medicinal contém folhas que, quando colocadas em infusão, podem servir como cicatrizante, protetor gástrico e diminuir os sintomas da gastrite e azia. E mais: ajuda no tratamento da acne.

A planta é rica em taninos, flavonóides e triterpenos, componentes que atuam como poderosos cicatrizantes, antioxidantes e protetores gástricos.

Veja melhor cada um dos seus benefícios!

Melhora o funcionamento do intestino

Você sofre de prisão de ventre? Então o chá de espinheira-santa é uma boa alternativa para adicionar no dia a dia. Isso porque um dos benefícios da bebida é seu poder laxativo.

Basicamente, isso quer dizer que ela ajuda a melhorar o funcionamento intestinal. Por isso, alguns médicos indicam esse chá para auxiliar no tratamento da prisão de ventre leve ou moderada.

Auxilia na cicatrização da pele

Um problema recorrente nos jovens e adultos é o aparecimento de acne ou eczemas. Graças ao efeito cicatrizante e analgésico da espinheira-santa, o chá feito dela pode diminuir consideravelmente a aparição desses incômodos na pele.

Para isso, você pode fazer o chá normalmente com a planta e e depois molhar algodões com a bebida e colocá-la no rosto por alguns minutos.

Melhora problemas no estômago

O chá de espinheira-santa é uma excelente opção para quem sofre com dores de estômago, azia, úlcera gástrica, gastrite e má digestão.

Isso porque a planta tem poderosa ação antioxidante, anti-inflamatória e protetora gástrica.

Portanto, a bebida, rica em uma série de ativos, é capaz de diminuir a acidez do estômago. Como resultado, protege o órgão contra seu próprio ácido e, assim, alivia dos sintomas gástricos.

Um estudo farmacológico brasileiro, feito com ratos em laboratório, apontou efeitos semelhantes entre a espinheira-santa e a cimetidina, um remédio que diminui a produção de ácido estomacal.

Combate infecções bacterianas

Se você sofre com infecções de urina, gengiva ou na pele e procura por um remédio natural para combatê-la, aposte no chá de espinheira-santa.

Afinal, um estudo apontou que a planta medicinal oferece ação antimicrobiana, dentre elas a friedelina e a maitenina. Basicamente, elas são capazes de combater as bactérias responsáveis por infecções na:

– Pele
– Pulmonar
– Óssea
– Gengiva
– Urina

Sendo as as bactérias responsáveis por tais quadros são: Staphylococcus aureus, Streptococcus sp. e Escherichia.

Além disso, pesquisadores também apontam a capacidade da espinheira-santa em combater o fungo chamado Aspergillus nigrans, que é o causador da aspergilose.

É diurético

É retenção de líquidos pode causar uma série de problemas à saúde, inclusive, o aumento de peso. E uma das soluções para acabar com isso é inserindo o chá de espinheira-santa na alimentação diária.

Assim, além de auxiliar no tratamento de infecções de urina, a bebida também ajuda a eliminar o excesso de líquido no corpo.

Ajuda no tratamento do câncer

Um estudo brasileiro apontou que, graças ao triterpenoide pristimerina presente na planta medicinal, o uso frequente da bebida pode diminuir a proliferação de células cancerígeras. Os pesquisadores apontaram eficácia, portanto, no tratamento do câncer de mama, pulmão e fígado.

Porém, até o momento o estudo foi realizado apenas em ratos de laboratório.

Quem tem refluxo pode tomar espinheira-santa?

Sim, afinal o refluxo ácido é causado quando o ácido estomacal sobre para o esôfago e vai em direção a boca. Portanto, como vimos anteriormente, a espinheira-santa tem capacidade de diminuir a produção desse ácido e, consequentemente, diminui os quadros de refluxo.

Por outro lado, existem algumas contraindicações. Mulheres grávidas e lactantes não podem consumir o chá pois a bebida pode causar contrações uterinas, aborto e redução na quantidade de leite materno.

Apesar de ser uma planta medicinal, é importante destacar que o uso do chá de espinheira-santa deve ser feito sob orientação médica. Além disso, a bebida não substitui qualquer tratamento médico ou medicamentos.

Portanto, antes de adicionar o chá no cardápio, consulte um médico.

Quanto tempo devo tomar o chá de espinheira-santa?

Segundo especialistas, para garantir a eficácia do chá é preciso consumir cerca de 3 xícaras (200ml) por dia, durante 30 dias.

Além disso, para um melhor resultado é importante fazer o consumo uma hora após as refeições e aproximadamente uma hora antes de deitar.

*Informações Fashion Bubbles


+ Bem-estar