Deputados criam comissão para incentivar a doação de sangue em todo o Estado

  • Marcia Souza
  • Publicado em 3 de novembro de 2021 às 14:00
  • Modificado em 3 de novembro de 2021 às 14:09
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Hemocentros têm registrado constantemente estoques baixos, inclusive na unidade de Franca

Hemocentros têm registrado constantemente estoques baixos, inclusive na unidade de Franca

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo criou nova frente parlamentar com o objetivo de incentivar a doação de sangue no Estado de São Paulo.

Os focos dos trabalhos são muitos, entre eles, promover debates e ações para incentivar e conscientizar as pessoas a doarem sangue.

O autor da frente, deputado Danilo Balas, explicou a razão que o levou a dar andamento ao trabalho e cativar outros parlamentares para participar da ação.

“Defendo a área da saúde e a mentalidade da doação de sangue no Estado de São Paulo precisa evoluir. É uma atitude que salva vidas, principalmente nesse momento em que a pandemia afetou muito os níveis dos estoques de sangue”, disse.

O que é?

Uma frente parlamentar é a associação de deputados, de diferentes partidos, a fim de promover discussões e o aprimoramento da legislação e de políticas públicas em conjunto com outros órgãos públicos e com a sociedade civil.

A Frente Parlamentar que Incentiva a Doação de Sangue no Estado de São Paulo conta, atualmente, com 32 apoiadores. Esse número ainda pode ser alterado, já que o colegiado pode sofrer mudanças mesmo após os trabalhos serem oficialmente instituídos.

Na opinião do membro apoiador, deputado Tenente Nascimento, a frente parlamentar conseguirá um resultado altamente positivo e satisfatório, principalmente porque a pandemia ocasionou um grande déficit.

“Eu sou um apoiador da frente e um adepto à doação de sangue, tendo em vista que tenho o sangue tipo O-, um doador universal (todos os outros tipos sanguíneos aceitam o O-)”, afirmou.

Doação de sangue

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), o ideal é que se tenha entre 3% e 5% da população doadora de sangue. No Brasil, entretanto, esse número é de apenas 1,9%, de acordo com o Ministério da Saúde.

Isso faz com que haja carência em hospitais e bancos de sangue, o que leva ao cancelamento de cirurgias e, em alguns casos, a morte de pacientes.

O processo de doação sanguínea é simples e dura menos de uma hora. Não há riscos para quem doa, e é de vital importância para quem espera por uma transfusão.

Não há remuneração, ou seja, é um ato voluntário, que pode ser vinculado ou não (saber ou não a quem o sangue será destinado).

Impeditivos

Existem muitas características pessoais que impedem que uma pessoa possa doar sangue, temporariamente ou por toda a vida. Os requisitos básicos são: ter entre 16 e 69 anos, estar em bom estado de saúde, pesar, no mínimo, 50 quilos, e estar descansado e bem alimentado.

Todos os outros requisitos impeditivos podem ser encontrados no site do Pró-Sangue, vinculado ao governo estadual ou no Hemocentro de Franca.


+ Política