Cuidado! O estresse pode te levar à surdez, alerta especialista

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 12 de março de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O estresse está presente na vida da maior parte dos brasileiros e pode comprometer seriamente a saúde, inclusive levando à perda da audição

O estresse pode causar diversos problemas de saúde, incluindo surdez – foto Freepik

 

Seja por conta de uma rotina com uma sobrecarga de compromissos e obrigações, por problemas financeiros e pessoais, ou ainda pelo acúmulo de informações às quais somos expostos diariamente – o estresse é um componente comum da vida moderna.

No entanto, ele pode causar uma série de problemas de saúde, e inclusive levar à surdez.

Qual a relação entre o estresse e a surdez?

De acordo com a Dra. Ariane Gonçalves, audiologista e especialista em audição da clínica AudioFisa, o estresse pode contribuir indiretamente para a perda auditiva de várias maneiras.

“Primeiramente, o estresse crônico pode desencadear ou agravar condições de saúde que afetam a audição, como hipertensão e problemas cardiovasculares”.

“Além disso, o estresse pode aumentar a tensão muscular, incluindo os músculos do pescoço e ombros. Isso pode afetar a circulação sanguínea e a saúde dos ouvidos”, diz a especialista.

Mas não acaba por aí: o estresse também pode levar a comportamentos prejudiciais à audição, como o uso excessivo de fones de ouvido em volumes altos como uma forma de “escapar” desse sentimento, pontua Ariane.

Sinais importantes de perda de audição

Por isso, é importante ficar atento aos sintomas de comprometimento da audição.

De acordo com a audiologista, os primeiros sinais de alerta podem incluir dificuldade em entender conversas, especialmente em ambientes barulhentos, pedir repetições frequentes durante as conversas, aumentar o volume da televisão ou rádio, e sentir que as pessoas estão “murmurando”.

“Se você ou alguém que você conhece estiver experimentando esses sintomas, é importante fazer uma avaliação auditiva com um profissional de saúde auditiva, como um otorrinolaringologista ou um audiologista”, destaca.

Outros problemas ocasionados pelo estresse

Não é só a audição que acaba prejudicada pelos altos e constantes níveis de estresse.

De acordo com Ariane, a sobrecarga emocional pode acarretar ainda distúrbios do sono, ansiedade, depressão, problemas gastrointestinais, dores de cabeça, hipertensão e uma variedade de condições relacionadas ao sistema imunológico.

“O estresse prolongado pode desencadear respostas físicas e emocionais que podem impactar negativamente a saúde geral e o bem-estar”, complementa a profissional.

*Informações Saúde em Dia


+ Saúde