Covid-19: Franca fecha janeiro com 37 mortes e outras 10.578 pessoas contaminadas

  • Nene Sanches
  • Publicado em 31 de janeiro de 2022 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Números do boletim da Vigilância Epidemiológica de Franca mostram que a informação da nova variante ser menos virulenta não se confirmou

Nos 31 dias de janeiro de 2022, Franca registrou 10.578 pessoas contaminadas com covid-19, dentre as quais 37 foram a óbito.

É bem provável que o número de contaminados em Franca esteja subnotificado, porque a área de saúde de Franca não dispõe de testes suficientes para aplicar em todas as pessoas com sintomas e nem mesmo as empresas produtoras têm estoque para entregar.

Mesmo a rede hospitalar privada estabeleceu critérios mais seletivos para testar as pessoas diante da falta de material próprio.

Abrindo UTI às pressas

Por outro lado, a desmobilização dos leitos de UTI se mostrou precipitada, porque poucos dias depois as unidades hospitalares acusaram índice quase total de ocupação dos leitos, tanto de UTI como de enfermaria.

Foi necessária uma corrida às autoridades para a instalação de novos leitos de UTI tanto em Franca como na região. A própria Prefeitura de Franca aprovou um projeto na Câmara de Vereadores neste final de semana para destinar R$ 1 milhão para custeio de 12 leitos de UTI Covid na Santa Casa

De menos letal a nova variante nada tem. Sobra o argumento de que os casos mais virulentos e mortais ocorreram por falta de vacinação, mas o poder público francano não divulga quantos contaminados e/ou internados estão nessa situação.

Nova variante

Com o surgimento da variante Ômicron, do coronavírus, as informações que propronderaram foram de que a variante era muito mais rápida e contagiosa, porém menos virulenta e mortal.

Ser mais contagiosa foi confirmado logo no início, com o registro de um grande salto no número de pessoas contaminadas — muitas nas mesmas famílias. As festas de Natal e Ano Novo serviram para alavancar os casos de contágios.

Porém a notícia da variante ser menos virulenta e mortal não se confirmou. Basta verificar os números da própria Vigilância Epidemiológica de Franca e de outras cidades.


+ Saúde