Coach de Franca participa de evento com Domenico De Masi, em Turim, na Itália

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 17 de junho de 2022 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Eliana Garrocini esteve no evento “Felicità Civica”, que destacou a importância do ócio criativo e da felicidade para uma sociedade mais consciente

Eliana Garrocini com o sociólogo italiano Domenico De Masi, que defende o equilíbrio entre trabalho, estudo e descanso

Ócio criativo, já ouviu falar sobre isso? Muita gente imagina que seja uma expressão “bonita” para dar nome à preguiça.

Se você é uma dessas pessoas, esqueça isso, o ócio criativo surgiu através do sociólogo italiano Domenico De Masi, que tinha a intenção de explicar de que forma o tempo livre — ou, na verdade, um equilíbrio razoável e justo entre o estudo, o trabalho e o descanso — impactava positivamente a capacidade criativa.

Ele defende, inclusive, que a satisfação e a alegria têm o potencial de elevar as habilidades inventivas e adaptativas, o que, por sua vez, contribuía para uma melhor performance.

Desse modo, embora seja até bastante comum que haja uma equivocada associação do ócio com não fazer nada, isso é repouso.

Trata-se, na realidade, de uma maneira de retomar o fôlego, esvaziando a mente, revigorando o cérebro e renovando as energias. Uma tríade alternada e assertiva acontece com leveza e equilíbrio.

TRABALHO – para criar riqueza

ESTUDO – para criar conhecimento

DIVERSÃO – Para criar bem estar

Ou seja, é ter a atividade laboral com intervalos onde se diverte, aprende e ganha para isso.

E foi justamente isso que ele abordou durante o debate “Economia e fellicità: un binomio possibile? “, realizado em Turim, na Itália, no início deste mês.

Junto de outros nomes de expressão, como Antonella Dele Fave, médica especialista em Psicologia Clínica e professora de Psicologia da Universidade de Milão; e o professor de Economia Política, Stefano Zamagni, De Masi abordou como o ócio criativo pode contribuir para a felicidade coletiva.

O evento de Turim, realizado no Polo Culturale Lombroso 16, em um final de tarde de primavera (italiana), reuniu profissionais de grande expressão em torno dessa temática que vem sendo defendida por De Masi desde 1990, e cada vez mais comprovada na prática. O evento faz parte de um movimento em Turim, que visa tornar as pessoas mais felizes, para que assim, a sociedade seja beneficiada também.

Equilíbrio para ser feliz

E a coach francana Eliana Garrocini foi uma das profissionais presentes no evento, que também lançou o livro La Felicitá Negata, de Domenico de Masi. “O que vimos foi que, embora não pareça, ter uma vida financeira equilibrada e felicidade ao mesmo tempo, é completamente possível”, destacou Eliana Garrocini.

“Domenico fala sobre as possibilidades que as pessoas não enxergam de serem felizes, porque falta olharem para si mesmas e à sua volta”, observa Eliana.

Ela conta que uma das frases que mais a marcou durante a palestra de Domenico De Masi foi: “As pessoas têm feito ao longo do tempo muitas coisas que não tem contribuído com a felicidade coletiva; cada um precisa aprender a fazer sua própria felicidade individual e viver seus processos evolutivos para colocar isso na sociedade”.

Sincronismo de propostas

Segundo ela, a admiração pelo trabalho de Domenico De Masi é grande, porque muito do que ele defende faz parte do trabalho que desenvolve como coach.

“Uma das coisas que ele falou e tem tudo a ver com a forma que trabalho é que a felicidade está no segredo de dar significado às coisas. Nós nunca entendemos o significado que as coisas têm, por isso, tanta infelicidade e insatisfação no trabalho e em outras esferas da vida. A gente culpa a instituição, a empresa, o governo, o meio de transporte, mas a gente não entende que a grande verdade dessa infelicidade e insatisfação é que nós não fazemos a soma dos propósitos, da identidade e dos processos, tudo isso com ócio criativo, que é a melhor ferramenta para que as pessoas vivam de forma mais leve”, diz Eliana, sobre suas inspirações para o Código CL, seu método de trabalho, e as ferramentas que utiliza, como a ativação do Elo Perfeito e os 5 R’s do Recomeço. “Foi enriquecedor”, garante.

Ócio criativo X Felicidade

Ao longo de sua apresentação, o sociólogo italiano fez várias associações entre o ócio criativo, a felicidade, a produtividade e a criatividade. E o conceito de ócio criativo foi desenvolvido por ele em resposta à sua insatisfação (e à de muitas pessoas) diante do modelo centrado na idolatria do trabalho e competitividade desleal.

Pessoas que amam o que fazem costumam dizer que não precisam trabalhar, uma vez que elas não distinguem trabalho de lazer. Não é segredo: aqueles que são apaixonados por sua profissão e sentem prazer nas atividades trabalham com maior motivação e criatividade.

Segundo ele: “Aquele que é mestre na arte de viver faz pouca distinção entre o seu trabalho e o tempo livre, e distingue uma coisa da outra com dificuldade. Almeja, simplesmente, a excelência em qualquer coisa que faça, deixando aos demais a tarefa de decidir se está trabalhando ou se divertindo”.

Eliana concorda e como uma praticante do ócio criativo, garante seus resultados poderosos no dia a dia. “É incrível como a criatividade, o bom humor, a produtividade e a própria felicidade são afetados positivamente pelo ócio criativo, que nada mais é que a forma inteligente de você usar o seu tempo”.

Eliana Garrocini no restaurante La Gallina Scannata, com o sociólogo Domenico De Masi

Além do dia de aprendizado, de trocas profissionais, a coach francana encerrou sua participação no evento em um jantar no restaurante La Gallina Scannata, ao lado de Domenico De Masi e outros participantes.

“A cereja do bolo foi uma conversa que tivemos; ele me contou sobre as pessoas que conheceu e conhece no Brasil – inclusive, citou o arquiteto Oscar Niemeyer, que o presenteou com um projeto Auditorium Oscar Niemeyer, construído no ano 2000, na sua cidade natal, Ravello, que todos dizem que é a coisa mais linda. E incrivelmente eu morei lá perto e nunca o visitei; era outra fase. O senhor Domenico tem uma verdadeira paixão pelo Brasil, considera um dos melhores lugares para se viver no mundo. Foi uma experiência maravilhosa, sem dúvida!”, comenta.


+ zero