Câmara cede Título de Cidadão Francano a conhecido atleta e empresário Luizinho Café

  • Marcia Souza
  • Publicado em 7 de março de 2024 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Enquanto jogador profissional, enfrentou Pelé e defendeu times grandes

De autoria dos vereadores Daniel Bassi (PSDB) e Donizete da Farmácia (MDB) foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 1 de 2024 que outorga Título de Cidadão Francano a Washington Luiz Bueno de Camargo, conhecido por Luizinho Café.

Também chamado de Xerife, nasceu no dia 27 de março de 1951, na cidade de Campinas. Ficou órfão muito cedo e, para tentar ganhar a vida com o esporte, foi jogar futebol no Liceu Campinense.

Aos 16 anos, ingressou no time da Ponte Preta, onde se tornou jogador profissional. E foi defendendo a camisa da Macaca, no ano de 1969, que protagonizou um dos mais belos gols de sua carreira, contra o Saad, jogo em que a Ponte Preta teve acesso a primeira divisão do Campeonato Brasileiro.

O acesso em 1969 foi a porta de entrada para uma década que seria de afirmação da Ponte como representante da força do futebol do interior nos cenários estadual e nacional.

Em sua trajetória futebolística defendeu outros clubes pelo Brasil, como Juventus e Sport Recife. Sua contribuição para o futebol é inegável, sendo reconhecido não apenas a nível local, mas nacionalmente.

Ele teve a honra de jogar ao lado – ou contra – ícones como o Rei Pelé (Santos X Sport), Dicá, Waldir Perez, Samuel, Allan, Teodoro e Manfrini além de ser comandado pelo eterno técnico Cilinho.

Embaixador de Franca

Ao longo de sua carreira, Luizinho Café não apenas trouxe prestígio para Franca com suas realizações esportivas, mas também serviu como um embaixador informal da cidade, promovendo-a positivamente em todo o país.

Sua dedicação ao esporte e sua representação digna no mundo futebolístico são motivos mais do que suficientes para que seja agraciado com o título de cidadão francano.

Ao longo de sua vida sempre foi um guerreiro, e sua trajetória é marcada por vitórias e também por dificuldades que nunca o fizeram ceder.

É amado por sua família, esposa, filhos Gabriela, Tom, Graziela e Gisela, sua nora Sandra, seus genros Rogério, Guto e Caio, e em especial pelos seus netos Taufick, Raphael, Ulysses, Estevão, Felipe e João Guilherme, que seguem apaixonados pelo avô e pelo futebol.

Setor cafeeiro

Luizinho sempre se destacou por ser um líder, mas acima de tudo um homem íntegro, honesto e trabalhador. Atualmente, Luizinho Café, como é chamado pelos amigos, tem destaque no setor cafeeiro.

Luizinho atua há 40 anos neste ramo, e, juntamente com seu filho Tom, conquistou grande respeito neste mercado, sendo que sua experiência e know-how foram fundamentais para o crescimento de sua empresa que hoje ocupa um papel de referência no setor cafeeiro da Alta Mogiana.

A sua biografia reflete uma vida repleta de conquistas, tanto no âmbito profissional quanto pessoal. Seu legado é marcado por sua liderança empreendedora, seu envolvimento com o esporte, sua devoção a família e amigos. Sua influência positiva e entusiasta, na cidade de Franca, para aqueles que o conhecem é indiscutível, sendo uma pessoa respeitada e admirada por muitos.

“A concessão do título de cidadão francano não apenas reconhecerá seus feitos excepcionais, mas também reforçará o orgulho que temos em contar com uma figura tão ilustre entre nós”, disse Daniel Bassi.

Pessoa respeitada e querida

Bassi agradeceu o colega de Câmara, Donizete da Farmácia (MDB), pela homenagem conjunta, solicitou a exibição de mensagens em vídeos no telão do filho e amigo do homenageado, Tom Bueno.

“É uma alegria muito grande homenagear o Luizinho Café. Ele é intenso em tudo o que faz, uma pessoa muito amiga, querida, honesta, trabalhadora e uma referência em Franca”, disse Bassi.


+ Política