Espaço é muito utilizado para a prática do escotismo e contato com a natureza
Há dois anos, após ser procurado por moradores do Bairro São Joaquim, o vereador Daniel Bassi passou a trabalhar para viabilizar a revitalização e a gestão do Bosque dos Angicos por meio do terceiro setor. Na época, o local estava sendo utilizado por moradores de rua e necessitando de trabalhos de zeladoria e segurança contínua.
O processo seguiu e a indicação do vereador foi atendida pela prefeitura, com a conclusão do chamamento público para administração do espaço. O Grupo Escoteiros Franca do Imperador foi pré-habilitado para assumir a gestão, conforme edital publicado pela Secretaria de Meio Ambiente.
Com cerca de 160 integrantes, a instituição atua em educação ambiental, preservação de recursos naturais e fortalecimento de vínculos comunitários.”O escotismo é uma prática muito saudável, que dá ensinamentos para toda a vida aos participantes. E o bosque é um local perfeito para essa atividade, além do uso como lazer e contato com a natureza pela população”, disse Daniel Bassi.
O que será feito?
O plano apresentado inclui revitalização completa do bosque e atividades recreativas gratuitas, com investimento previsto pela prefeitura de R$ 414,5 mil em obras, melhorias e manutenção anual.
Localizado na rua Antônio Modenezi, 1300, o Bosque dos Angicos abriga vegetação nativa, diversas espécies de árvores, aves e animais silvestres, além de contar com cercamento e infraestrutura para receber visitantes.
Trabalho conjunto
Daniel Bassi destacou que o projeto de lei que autorizou o edital foi aprovado pela Câmara em janeiro deste ano e que desde então a prefeitura realizou toda a tramitação legal e burocrática para a gestão do espaço pelo terceiro setor.
“O Bosque dos Angicos é um dos locais de lazer mais importantes de Franca e a revitalização beneficiará a população do São Joaquim e de toda a cidade”, afirmou Bassi.
Segundo o vereador, a iniciativa também atende à demanda do grupo de escotismo que utiliza há anos o espaço para atividades com crianças e adolescentes. A entidade assumirá os cuidados permanentes do local, mantendo-o limpo, seguro e acessível e oferecendo opções de lazer gratuito para a comunidade.