Black Friday – como fazer suas compras de forma segura e evitar fraudes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 17 de novembro de 2017 às 11:57
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:26
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Uma das datas mais aguardadas do ano, além da economia também pode ser usada para golpes virtuais

São apenas 24 horas, mas os consumidores esperam por elas com bastante antecedência com o objetivo de aproveitar as melhores ofertas e fazer uma economia que dificilmente aconteceria no dia a dia. Dia 24 de novembro é dia dela, a Black Friday.

A data, trazida dos Estados Unidos e realizada no Brasil desde 2011, acontece sempre na última sexta-feira do mês de novembro, mas para aproveitar realmente as ofertas é preciso alguns cuidados para que o barato não saia caro depois.

Um dos detalhes que realmente faz a diferença é pesquisar. Mas a pesquisa de preços e melhores condições de pagamento não deve ser feita apenas no dia.

Um certo planejamento antecipado também ajudará: sber exatamente o que quer comprar, bem como o preço médio do produto em diversas lojas, evita a tentação e gastos não programados.

Mas não é apenas com a economia financeira que o consumidor deve se preocupar. a questão da segurança é um fator muito importante para fugir das fraudes não apenas nessa data.

Confira como tornar as compras seguras com essas ações:

– Verifique se o site da loja exibe endereço, telefone fixo ou filial física. Observe informações como razão social e CNPJ e confirme esses dados no site da Receita Federal (www.receita.fazenda.gov.br). Se a situação estiver “baixada”, “cancelada” ou “inativa”, desista da compra. Alguns sites não possuem essas informações por conta das políticas da empresa ou formato de comercialização, como é o caso de marketplaces. As lojas com os selos Black Friday Legal 2017 e Clique e-Valide já passaram por essa checagem.

– Pesquise a reputação da loja escolhida para a compra. É possível acessar através do site do Procon uma lista mensalmente atualizada de sites não recomendados para compras virtuais.

– Certifique-se de que o produto da compra faça parte da promoção. Não são todos os produtos de uma loja que participam do evento. As lojas selecionam apenas alguns itens para a data. Caso a informação sobre se o produto faz parte ou não da Black Friday não esteja clara, tire suas dúvidas por meio dos canais de contato da loja.

– Consulte sites que fazem comparação de preços, produtos e serviços, eles são excelentes ferramentas de informação e estãosempre atualizados.

– Mantenha sempre antivírus, antispyware e firewall e tudo o mais que for possível para evitar acesso às informações pessoais, bancárias e de cartão de crédito.

– Evite o uso de computadores públicos para realizar as compras para garantir maior segurança para os seus dados. AS compras também podem ser feitas pelo smartphone ou tablet.

– Para o pagamento, escolha sites que ofeecem serviços de renome e não apenas boleto bancário.

_ Verifique se a loja possui conexão segura. Geralmente o endereço dessas páginas começa com http:// e o cadeado está ativado. Este ícone pode ser visualizado em uma das extremidades da página e ao clicar nele, verifique se o certificado corresponde ao endereço eletrônico informado.

– Esteja sempre atento às informações sobre prazos de entrega e política de troca e devoluções.

– Guarde todas as informações possíveis sobre a compra: e-mails de confirmação, número de pedido, etc.


+ Comércio