Bancos fecham mais de 1.600 agências e demitem mais de 15 mil funcionários em um ano

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 7 de agosto de 2021 às 06:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Na contramão deste movimento, a Caixa Econômica Federal abriu 2.498 vagas no primeiro semestre deste ano e ainda vai abrir mais agências

No período de um ano, o Banco do Brasil demitiu quase 7 mil funcionários

O fechamento de agências bancárias se tornou uma realidade com o avanço da digitalização do setor e avanço dos bancos digitais.

Em um ano, Banco do Brasil, Bradesco, Itaú e Santander fecharam 1.647 agências físicas, segundo dados divulgados nos balanços do segundo trimestre das empresas.

Com menos postos de trabalho, logo vieram as demissões: o Banco do Brasil demitiu quase 7 mil funcionários, o Bradesco, 9,4 mil. Itaú e Santander contrataram 810 e 78 colaboradores, respectivamente.

No período, o saldo foi de 15.493 demissões nesses bancos.

Vagas

Na contramão deste movimento, a Caixa Econômica Federal aposta na abertura de agências e de vagas. Dados do Caged mostram que foram abertas 2.498 vagas na Caixa no primeiro semestre deste ano.

Especialistas ouvidos pela jornalista Giuliana Saringer, do 6 Minutos, apontam que as contratações na Caixa são reflexo da estratégia de abertura de agências, enquanto os bancos privados apostam no enxugamento da estrutura física e na ampliação dos canais de atendimento digitais.

Em maio, o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, disse que seriam abertas mais 130 agências até o final do ano.

Existe uma questão política por trás da postura. A Caixa tem um apelo forte com o público de baixa renda, o que a motiva a ampliar a escala para o interior do país para dar mais acesso bancário aos brasileiros.

O Banco do Brasil cortou 390 agências em um ano, o Bradesco, 999, o Itaú, 114, e o Santander, 144, de acordo com dados divulgados no balanço de resultados das empresas.


+ Economia