Antinutrientes em alimentos? Saiba o que são, o que causam e como eliminá-los

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 13 de janeiro de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Saiba que até mesmo opções de origem vegetal podem conter compostos químicos que diminuem o valor nutritivo dos alimentos

Mesmo alimentos de origem vegetal podem conter antinutrientesMesmo alimentos de origem vegetal podem conter antinutrientes

Além de retirar do cardápio produtos ultraprocessados, como temperos industrializados, lasanhas congeladas, entre outros, é preciso prestar atenção para não levar à mesa alimentos que contêm antinutrientes.

E saiba que até mesmo opções de origem vegetal podem abrigar estes compostos químicos.

O que são antinutrientes

Antinutrientes são compostos químicos presentes nos vegetais, grãos, verduras e frutas, e que podem interferir na digestão, absorção de nutrientes e até mesmo causar reações adversas do organismo.

De acordo com Ariane Braz, nutricionista, os antinutrientes ainda são capazes de diminuir o valor nutritivo dos alimentos.

Em concentrações elevadas, explica a profissional, provocam gases, flatulências e deficiência de vitaminas e minerais.

A nutricionista diz que alguns cuidados simples na hora do preparo ajudam a eliminar esses componentes químicos e garantem a ingestão do que há de melhor no produto.

Como eliminar os antinutrientes dos alimentos

A prática mais eficiente é o cozimento dos alimentos de origem vegetal, apesar da perda de nutrientes que o processo acarreta.

Quando comparamos os riscos e benefícios, o processo acaba sendo vantajoso, pois as altas temperaturas conseguem eliminar os antinutrientes, afirma Ariane.

O remolho, que consiste em deixar os alimentos de molho por algumas horas, também é outra boa opção para a redução da presença destes compostos.

“É preciso respeitar, no mínimo, 12 horas de remolho, desprezar a primeira água e usar uma nova para o cozimento”, alerta a especialista, que completa: no caso dos vegetais como espinafre, beterraba e acelga, o correto é prepará-los com água fervente e dispensar a primeira água de cozimento.

*Com informações VIX