Água com berinjela: “remédio” barato que ajuda a emagrecer e melhorar a sua saúde

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 10 de junho de 2021 às 20:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Alimento é extremamente saudável, barato e pode ajudar em diversos pontos do organismo

Alimento é extremamente saudável, barato e pode ajudar em diversos pontos do organismo

A berinjela é rica em fibras, antioxidantes, minerais, vitaminas e tem poucos carboidratos, sendo muito utilizada em dietas de emagrecimento.

Esse legume é composto por 90% de água! “Nossa, tanta água assim?” Sim, e a boa notícia é que a água de berinjela tem muitos nutrientes que fazem bem para o organismo, pois é rica em vitamina A, vitamina B, vitamina B2, vitamina C e vitamina E, além de minerais como o cálcio, fósforo, potássio, magnésio e ferro. Você também pode acrescentar algumas fatias de berinjela em uma jarra com água e fazer sua própria água de berinjela.

A berinjela tem a cor roxa por causa da presença de antioxidantes, entre eles as antocianinas, proantocianidinas e os flavonoides – esses últimos atuam no organismo diminuindo as ações dos radicais livres que atacam as células, prevenindo o organismo do envelhecimento precoce e protegendo-o contra o câncer.

Pessoas que têm diabetes precisam ter uma alimentação rica em fibras, pois elas retardam a velocidade da digestão e a absorção da glicose no sangue é mais lenta.

A cada 100 gramas de berinjela, 2,9 gramas são de fibras – ao tomar a água de berinjela, estas fibras criam uma “capa” em volta da comida ingerida e dificultam que o organismo absorva o açúcar. Além disso, a água de berinjela também desintoxica o organismo.

Ajuda na digestão

A água de berinjela é benéfica para quem tem prisão de ventre, pois o seu alto teor de fibras regula o intestino e melhora a digestão. Devido ao seu efeito diurético, a água de berinjela também ajuda a aliviar a retenção de líquidos, sendo uma aliada de quem quer emagrecer.

Reduz a celulite

Os furinhos da celulite são inflamações nas células causadas pela ingestão de alimentos gordurosos – a água de berinjela funciona como um anti-inflamatório que reduz as celulites.

Protege o coração

A antocianina presente na casca da berinjela reduz o colesterol ruim do sangue. As fibras alimentares solúveis diminuem a absorção de colesterol pelo intestino e os flavonoides impedem a oxidação do colesterol, evitando a inflamação chamada de aterosclerose, que forma placas nas paredes dos vasos do coração.

Água de berinjela emagrece?

A água de berinjela com limão acelera o metabolismo, desintoxica o fígado e combate a fome.

Ao passar um tempo de molho na água, a berinjela libera uma substância chamada saponina, que ajuda a destruir a gordura corporal.

No entanto, para conseguir emagrecer mesmo é necessário consumir pelo menos três copos de água de berinjela antes das refeições principais, seguir uma dieta balanceada e pouco calórica, além de fazer exercícios para ajudar nos resultados.

Previne a gordura abdominal

Por conter saponina, a berinjela funciona como um detergente em nosso organismo, rompendo as moléculas de gordura do sangue e impedindo o organismo de absorvê-las.

As fibras alimentares solúveis presentes na casca da berinjela formam um gel no estômago que retarda o esvaziamento gástrico, dando a sensação de saciedade por um tempo maior e reduzindo a absorção de determinadas gorduras, eliminando-as pelas fezes.


+ Política