Secretaria de Ação Social de Franca participou do X Seminário Nacional sobre Qualidade de Serviços de Acolhimento, na USP, apresentando práticas que têm se tornado referência no país
Ação Social de Franca apresenta projetos na USP e é destaque em eventos nacionais e estaduais
A Secretaria de Ação Social voltou a ser referência no cenário nacional. Na última quarta-feira, Franca foi convidada a apresentar suas experiências no X Seminário Nacional sobre Qualidade de Serviços de Acolhimento Institucional e Familiar, realizado na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo.
O encontro buscou atualizar e qualificar a rede de atendimento ligada ao Sistema de Garantia de Direitos, considerando as diretrizes do novo Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária 2025.
Programa de Proteção Assistida ganha evidência
Durante o evento, a diretora do Departamento de Proteção Especial, Iara Afonso Guimarães, apresentou o Programa de Proteção Assistida pelo Acolhimento Excepcional, voltado ao trabalho social com famílias em situação de risco.
O objetivo é evitar afastamentos do convívio familiar, prevenir institucionalizações e fortalecer a proteção familiar.
O secretário de Ação Social, Óiter Cassiano Marques, destacou a importância do convite e o reconhecimento das estratégias adotadas em Franca para reduzir acolhimentos institucionais. “Estar nesses espaços reafirma que estamos no caminho certo”, disse.
Participações em outros eventos estaduais
Neste mês, a secretaria também teve presença marcante em dois eventos na capital paulista. O primeiro foi o II Seminário Estadual de Segurança Alimentar, dedicado a debates sobre avanços e desafios na área, com foco no estado de São Paulo.
O segundo foi uma mostra estadual do SUAS, onde Franca apresentou práticas de Vigilância Socioassistencial relacionadas ao diagnóstico territorial e indicadores locais. A cidade destacou a implantação de mais uma unidade do CRAS, agora na região Centro-Sul.
Moradia Primeiro vira referência nacional
Além de São Paulo, o trabalho da pasta também chamou atenção em Curitiba (PR). Lá, as estratégias de Franca foram estudadas para auxiliar na implantação do programa Moradia Primeiro em diferentes estados e municípios.
Implementado em 2021 em Franca, o programa oferece moradia temporária para adultos em situação de rua há mais de cinco anos, com acompanhamento multidisciplinar que favorece autonomia e reintegração social.