Abicalçados faz evento online para analisar e fazer projeções do setor calçadista

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 14 de outubro de 2022 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O evento será realizado online e está com inscrições gratuitas e abertas

O evento será realizado online e está com inscrições gratuitas e abertas

A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promove, no próximo dia 9 de novembro, a segunda edição do Análise de Cenários deste ano.

O evento, que fará uma análise do setor e trará projeções para o final do ano e também para o ano que vem, será on-line e está com inscrições gratuitas e abertas.

A coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, que falará ao lado do doutor em Economia e consultor setorial Marcos Lélis, adianta que, na live, serão trazidos o cenário internacional e nacional, o recorte da indústria calçadista e as perspectivas para 2023.

“O setor calçadista vem em recuperação ao longo do ano, embora ainda não tenha recuperado todas as perdas registradas durante a pandemia. No encontro, abordaremos os cenários e faremos projeções levando em consideração o comportamento da economia brasileira e internacional”, informa.

Mercado

O setor calçadista brasileiro vem em recuperação, principalmente por meio das exportações, que já ultrapassaram os níveis registrados na pré-pandemia. Dados elaborados pela Abicalçados apontam que, entre janeiro e setembro, as exportações do setor somaram 107,9 milhões de pares, que geraram US$ 990,35 milhões, resultados superiores tanto em volume (25%) quanto em receita (60%) em relação ao mesmo período do ano passado.

O valor gerado já supera o registrado em todo o ano de 2021 – quando as exportações geraram US$ 900 milhões.

No mercado interno, o crescimento é mais tímido. Pesquisa recente divulgada pelo IBGE aponta que, entre janeiro e agosto, as vendas internas cresceram 8,5% em relação ao mesmo período do ano passado. O volume, no entanto, ainda está aquém do registrado no mesmo intervalo de 2019, em 7,4%.

“Como mais de 80% das vendas do setor são realizadas no mercado doméstico, o impacto acaba sendo mais significativo”, explica Priscila.

Já no emprego da atividade existe uma recuperação mais substancial. Dados da Abicalçados apontam que, entre janeiro e agosto, a indústria de calçados gerou 40 mil postos de trabalho.

Com o registro, o setor encerrou agosto totalizando mais de 306 mil pessoas empregadas diretamente na atividade em todo o Brasil, o melhor estoque de empregos do setor desde outubro de 2015. No comparativo com agosto de 2021 o crescimento é de 16,5%.

Serviço

Análise de Cenários

Data: 9 de novembro (quarta-feira)

Horário: 16h

Formato: On-line

Participantes: Priscila Linck, coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados; e Marcos Lélis, doutor em Economia.

Inscrições gratuitas:

https://lp.abicalcados.com.br/analise-de-cenarios-2022-2-edicao


+ Economia