Sebrae alerta sobre golpes contra MEI em Franca e nas cidades da região

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 10 de janeiro de 2026 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Tentativas de fraude direcionadas a Microempreendedores Individuais circularam nas redes sociais, afetando a região de Franca

O início de ano é um dos períodos em que os criminosos se aproveitam para aplicar golpes. Uma das tentativas envolve mensagens enviadas via WhatsApp com alegações falsas de que a conta MEI de empresários estaria suspensa.

As comunicações fraudulentas têm como objetivo induzir os microempreendedores ao pagamento de taxas inexistentes ou ao fornecimento de dados pessoais e bancários.

O Sebrae-SP alerta que o Microempreendedor Individual deve redobrar a atenção diante desse tipo de abordagem, especialmente quando envolve cobranças inesperadas, links suspeitos ou pedidos urgentes de regularização.

Orientação

Segundo o analista do Sebrae-SP em Franca Gustavo Baeta, são várias as tentativas de golpes. “As tentativas de golpes vão desde boletos falsos por e-mail ou correio até links pelo WhatsApp”, explica Gustavo.

“Por isso, sempre orientamos que o MEI não clique em links que prometem ‘empréstimo facilitado’ ou ‘restituição de taxas’ e que solicitam dados bancários ou senha do Gov.br”, acrescenta.

Segundo Gustavo, “o microempreendedor deve utilizar exclusivamente os canais oficiais do Governo Federal para emissão de guias e consulta de informações. Em caso de dúvida, pode procurar o Sebrae para esclarecer e não cair em um golpe”.

Principais golpes identificados

Boletos falsos por e-mail ou correio

O único pagamento obrigatório do MEI é o DAS, Documento de Arrecadação do Simples Nacional. Qualquer outro boleto com descrições como “associação comercial”, “taxa de cadastramento” ou “renovação de alvará”, enviado sem solicitação prévia, caracteriza tentativa de golpe.

Cobrança de taxa para manter o CNPJ

Golpistas têm utilizado mensagens via WhatsApp e e-mail afirmando que o CNPJ será cancelado caso não haja o pagamento imediato de uma taxa. A informação é falsa. O Governo Federal não cobra taxas adicionais fora do Portal do Empreendedor.

Como se proteger
O microempreendedor deve utilizar exclusivamente os canais oficiais do Governo Federal para emissão de guias e consulta de informações.

O Portal do Empreendedor pode ser acessado por meio do endereço
https://www.gov.br/empresas-e-negocios/pt-br/empreendedor

A emissão do DAS deve ser realizada somente pelo portal oficial ou pelo aplicativo MEI da Receita Federal, disponível em
https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/Aplicacoes/ATSPO/pgmei.app/Identificacao

https://www.gov.br/pt-br/apps/mei

Em caso de dúvida, a recomendação é procurar o Sebrae ou um contador de confiança. O atendimento do Sebrae está disponível em https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/faleconosco, ou pelo telefone 16 3111-9903.


+ Economia