Desinfetantes e detergentes que tenham a chamada amônia quaternária não devem ser misturados porque podem perder a sua eficácia.
Você sabia que existem grandes riscos em usar alguns produtos juntos na hora de limpar a casa? Veja algumas informações sobre produtos de limpeza que não podem ser misturados.
Quais produtos de limpeza não misturar
Nem todo mundo conhece os perigos que os produtos de limpeza escondem em suas fórmulas, uma vez que são fabricados a partir de produtos químicos, que podem causar alergias e irritação na pele.
Por esse motivo, recomenda-se sempre o uso de luvas na hora de fazer a limpeza da casa. Mesmo com as mãos protegidas, entretanto, existem produtos de limpeza que não podem ser misturados.
Quando em combinação podem ser ainda mais perigosos para quem faz uso deles. Um exemplo de combinação de alto risco é a água sanitária, que é feita à base de cloro, com amônia.
O melhor jeito é ler os rótulos
Porém, como nem sempre as pessoas sabem quais os produtos que possuem amônia aumenta-se o risco de exposição. Uma ampla variedade de produtos contém essa substância, como limpadores de janela, ceras para polir o piso, desinfetantes, amaciantes e detergentes.
Nesses itens, a amônia vai estar na fórmula como hidróxido de amônio, podendo resultar em vapores nocivos e potencialmente letais ao entrar em contato com o cloro. Por isso, antes de fazer a mistura perigosa leia o rótulo do produto e certifique-se de que não existe amônia na sua composição.
Da mesma forma, a água sanitária não deve ser usada com água oxigenada. Além disso, o cloro pode estar em produtos como removedores de mofo, limpadores de vaso sanitário, detergentes, desinfetantes e detergentes em pó, os quais são do tipo clorado.
Combinações perigosas de produtos de limpeza
A água sanitária sozinha já é um produto que deve ser usado com moderação e, na hora da mistura, os cuidados devem ser ainda maiores. Isso porque a maioria das combinações não é indicada, como é o caso do cloro com os líquidos ácidos que costumam estar na fórmula dos produtos para limpar o vaso sanitário.
A mistura origina vapores tóxicos que podem ser letais. Também é importante evitar misturar vinagre com água sanitária, pois o primeiro é um tipo ácido e a combinação resulta em vapor tóxico.
Além disso, o cloro pode estar na fórmula dos produtos com a denominação de hipoclorito ou hipoclorito de sódio.
Gases tóxicos
Também é importante evitar a mistura de detergentes com produtos para desentupir a pia, pois os segundos contêm nitrato de potássio, que reage com as substâncias do detergente, dando origem a gases tóxicos. Eles costumam prejudicar o sistema respiratório, além de causar mal-estar e tontura.
Mesmo quando se trata de dois tipos de produtos similares, mas de marcas diferentes, o aconselhável é que não sejam misturados. É possível que eles reajam quimicamente de forma violenta, originando toxinas.
Outra mistura desfavorável são os produtos muito ácidos com os muito alcalinos, pois reagem fortemente e podem respingar.
Segundo o site casa.umcomo, desinfetantes e detergentes que tenham a chamada amônia quaternária não devem ser misturados porque podem perder a sua eficácia.