Três escolas estaduais paulistas foram premiadas pela criação de projetos que promovem melhorias sociais e ambientais em suas cidades
A Escola Estadual “Angelo Scarabucci” foi um dos três estabelecimentos vencedores da 4ª edição do Prêmio Ciência para Todos.
Os jovens cientistas foram reconhecidos em cerimônia realizada na quarta-feira (29) no Museu Catavento, na capital paulista.
O prêmio é uma iniciativa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e da Fundação Roberto Marinho, por meio do Canal Futura, e tem o objetivo de fortalecer e estimular a produção científica nas escolas públicas e fortalecer o vínculo entre ciência, educação e comunidade escolar.
A Escola Estadual Ângelo Scarabucci, de Franca, venceu a categoria Ensino Médio com o projeto “Fertiliza Invasora”.
Ciência para Todos
O Prêmio Ciência para Todos é uma iniciativa da Fundação de Amparo e Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Canal Futura da Fundação Roberto Marinho que busca premiar pesquisas que promovam a investigação científica e que tenham como objetivo o incentivo e a valorização da Ciência, em todas as áreas do conhecimento, realizadas por estudantes orientados por professoras e professores da rede pública de Educação Básica do estado de São Paulo.
Em sua quarta edição, a premiação estabeleceu para os projetos o tema “Um mundo melhor para todos”, que envolve a reflexão sobre os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e considera, como elementos norteadores dos projetos de pesquisa, o papel da ciência e, consequentemente, a relevância do desenvolvimento científico.
Os três primeiros colocados de cada uma das categorias, Ensino Fundamental e Ensino Médio, garantirão a professores e estudantes uma visita a um centro de pesquisa apoiado pela Fapesp, com transporte, alimentação e mediação pedagógica.
Além disso, os professores orientadores das equipes premiadas receberão um notebook como reconhecimento pelo trabalho desenvolvido.
O que é o projeto
O projeto “Fertiliza Invasora” é uma iniciativa da Escola Estadual Ângelo Scarabucci, em Franca (SP), que visa controlar espécies de plantas invasoras para utilizá-las em atividades de reflorestamento com espécies nativas, transformando-as em adubo.
O projeto foi desenvolvido com a orientação do professor Henrique Pereira e premiado na categoria “Ciência para Todos”. A iniciativa também inclui atividades ecológicas, como a coleta de lixo e o plantio de mudas.
Objetivo: Controlar e reaproveitar plantas invasoras para criar adubo, que será utilizado no reflorestamento com espécies nativas.
Localização: Escola Estadual Ângelo Scarabucci, em Franca (SP).
Orientador: Professor Henrique Pereira.
Atividades: Além do processamento das plantas invasoras, o projeto promove circuitos educativos com caminhadas e plantio de mudas, estimulando a conservação ambiental e o engajamento dos alunos.
Reconhecimento: O projeto foi um dos vencedores do prêmio “Ciência para Todos”, que incentiva atividades científicas em escolas públicas.
O professor Henrique Pereira é duplamente premiado. Ele já recebeu o reconhecimento nacional com um projeto escolar anterior no mesmo estabelecimento.
Ao Jornal da Franca ele afirmou que tenta “fazer a diferença na vida de nosso alunos. Fazer algo diferente mesmo, para que eles possam reconhecer seu potencial e atuar como protagonista. Fico muito feliz pelos prêmios, mas mais feliz ainda por oportunizar esses momentos aos alunos”.
Conheça detalhes do antigo projeto premiado do professor e da escola, clicando aqui: