Veja truque caseiro infalível que mantém as bananas frescas e amarelas por 16 dias

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 26 de outubro de 2025 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Conheça um novo método que retarda o amadurecimento e prolonga a vida útil das bananas em casa

O amadurecimento das bananas é um desafio comum em muitas famílias: um dia elas estão maduras e no dia seguinte estão cobertas de manchas pretas (Foto Arquivo)

 

O rápido processo de amadurecimento das bananas é um desafio comum em muitas famílias: um dia elas estão maduras e no dia seguinte estão cobertas de manchas pretas.

Para combater esse problema, surgiu um método de armazenamento que promete manter a fruta fresca e com seu característico tom amarelo por mais de duas semanas.

A técnica, que se popularizou nas redes sociais, se distancia dos truques tradicionais, como envolver o cabo com plástico ou pendurar os cachos.

Sua eficácia se baseia no controle de três fatores-chave que aceleram o amadurecimento: temperatura, luz e exposição ao etileno, um gás liberado naturalmente pelas frutas.

A conta que divulgou o método em uma rede social, garantiu que, com esse sistema, “as bananas duram impressionantes dezesseis dias frescas e amarelas, sem oxidar nem amolecer”.

E o procedimento é simples e exige apenas dois elementos: um pote de vidro com fechamento hermético e um local adequado para armazená-lo.

O passo a passo para fazer as bananas durarem mais

Corte as bananas: em vez de guardá-las inteiras no cacho, elas devem ser cortadas em pedaços.

Armazene em vidro: coloque os pedaços em um pote de vidro que possa ser fechado de forma hermética. Isso é fundamental para reduzir o contato com o ar e controlar a concentração de etileno.

Encontre o local ideal: o pote deve ser guardado em um local escuro e com temperatura constante de cerca de 12 °C. Recomenda-se evitar a cozinha, já que é uma das áreas da casa com maiores oscilações de temperatura.

A criadora do truque explicou que chegou a essa solução por necessidade doméstica. Seus filhos deixavam a banana pela metade, e no dia seguinte ela já estava marrom.

Depois de experimentar diferentes formas de conservação, descobriu que o pote de vidro em um ambiente controlado oferecia os melhores resultados.

Ao contrário de outras técnicas, esse método não requer cobrir o cabo com papel-alumínio ou filme plástico. A chave está no isolamento proporcionado pelo vidro, freando de forma eficaz o processo natural de amadurecimento sem necessidade de aditivos ou etapas complexas.

Esse tipo de solução prática demonstra que, às vezes, entender a ciência básica por trás da conservação de alimentos pode ser mais útil do que qualquer produto especializado, oferecendo uma alternativa simples para reduzir o desperdício de comida em casa.

Fonte: O Globo


+ Dicas e truques