Especialista explica o que é mito e o que é verdade sobre os implantes dentários

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 2 de julho de 2025 às 19:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Especialista explica praticamente tudo o que você precisa saber antes de fazer um implante dentário e transformar o seu sorriso

Os implantes dentários têm revolucionado a saúde bucal e a qualidade de vida de milhões de pessoas ao redor do mundo.

Estima-se que mais de 3 milhões de implantes dentários sejam realizados anualmente em todo o mundo, um mercado com crescimento global anual estimado em 7% a 10%, segundo a American Academy of Implant Dentistry (AAID).

Somente no Brasil, mais de um milhão de implantes são realizados todos os anos, colocando o país em destaque entre os maiores mercados de odontologia do mundo. Apesar disso, ainda existem muitos mitos e receios que fazem com que pacientes hesitem ou adiem o tratamento.

Mestre em Odontologia Digital e especialista em Implantodontia, o cirurgião-dentista Dr. Bruno Matias desmistifica os principais mitos sobre implantes dentários e explica mais detalhes que comprovam os benefícios dessa técnica.

Implante dentário dói muito? MITO

Esse é um dos mitos mais comuns entre os pacientes. O procedimento, na verdade, não é doloroso. A cirurgia é realizada com anestesia local, o que elimina totalmente a dor durante o processo.

Já o desconforto no pós-operatório é considerado bastante leve e similar ao de uma extração dentária simples, podendo ser controlado com analgésicos e anti-inflamatórios.

“Com as técnicas cada dia mais modernas, o paciente sente muito pouco ou nenhum desconforto. Além disso, o planejamento digital permite uma cirurgia mais precisa e minimamente invasiva”, destaca o Dr. Bruno Matias.

Somente quem perdeu todos os dentes pode fazer implantes? MITO

Esse é mais um mito. Os implantes podem ser feitos tanto para substituir um único dente perdido quanto para arcadas completas.

“O implante é indicado para todos que sofreram perda dentária, independente do número de dentes perdidos. Ele é uma solução personalizável e adaptável às particularidades de cada paciente”, explica o especialista.

Implantes demoram meses para ficarem prontos? MITO

Antigamente, para que os implantes ficassem completamente integrados ao osso, o paciente precisava aguardar de três a seis meses para que a prótese fixa estivesse pronta.

No entanto, isso mudou com os avanços da odontologia digital. Hoje é possível instalar implantes e colocar dentes provisórios no mesmo dia, em muitos casos. “O paciente pode sair do consultório já com um dente provisório. Assim, a funcionalidade já é restaurada rapidamente”, afirma o Dr. Bruno.

Quem tem pouco osso não pode fazer implantes? MITO

Esse mito foi superado graças às modernas técnicas odontológicas. Com exames como a tomografia computadorizada e o planejamento digital, é possível avaliar cada caso e planejar soluções como enxertos ósseos ou até o uso de implantes mais curtos.

“Hoje, praticamente todos os pacientes podem receber implantes, mesmo em casos de perda óssea severa”, explica Dr. Bruno Matias.

Os implantes não duram a vida toda? MITO

Embora seja verdade que a longevidade dos implantes depende dos cuidados do paciente, eles possuem altíssima durabilidade, muitos podem durar por décadas e, em alguns casos, por toda a vida.

“Com os cuidados adequados, os implantes têm taxas de sucesso superiores a 95% em 10 anos e podem durar a vida toda. O segredo está na manutenção”, reforça o especialista.

Implantes melhoram a qualidade de vida? VERDADE

Um dos maiores benefícios dos implantes dentários é a enorme melhora na qualidade de vida dos pacientes. Eles devolvem a capacidade de comer, falar e sorrir sem constrangimentos ou desconforto.

“Os implantes restauram totalmente a função mastigatória, proporcionando ao paciente mais confiança para se alimentar e sorrir, além do impacto direto na autoestima”, destaca o Dr. Bruno Matias.

A recuperação é rápida? VERDADE

Muitos pacientes ainda acreditam que a recuperação de um implante dentário é longa, mas isso é um mito. Graças às novas tecnologias, como o planejamento digital e os implantes imediatos, a recuperação é rápida e simples. “Em geral, o paciente pode voltar às suas atividades normais em poucos dias. É um procedimento altamente seguro e que interfere minimamente na rotina do paciente”, explica o dentista.

Os implantes ajudam a preservar o osso e a saúde bucal? VERDADE

Quando um dente é perdido, o osso da região começa a se reabsorver, o que pode causar outros problemas, como perda de dentes vizinhos e alterações na aparência facial. “Os implantes evitam a perda óssea, funcionando como raízes artificiais que reconectam o osso ao estímulo natural”.

São altamente seguros e confiáveis? VERDADE

Os implantes dentários são considerados um dos tratamentos com maior taxa de sucesso na odontologia moderna. Eles são feitos de materiais biocompatíveis, como o titânio, e projetados para se integrar ao osso sem riscos de rejeição ou alergias.

“Se realizados por profissionais qualificados e com a tecnologia certa, os implantes têm taxas altíssimas de sucesso e oferecem uma solução segura, efetiva e duradoura”, finaliza o Dr. Bruno.