Fumar “paiero” é perigoso e também prejudica a saúde! Saiba mais sobre isso

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 17 de fevereiro de 2024 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Cada um dos cigarros tem características próprias e causa um tipo de dano para a saúde das pessoas; o ideal mesmo é parar de fumar

Eis uma dúvida comum: qual fumo faz menos mal para as pessoas, do cigarro de palha ou do cigarro comum?

Primeiramente entenda: como os cigarros convencionais ou os bolados, o cigarro de palha também é feito com tabaco.

Este fumo, feito com folhas de Nicotiana tabacum ou Nicotiana rustica, é popularmente conhecido como fumo de corda.

A diferença entre os cigarros se dá no envoltório do fumo. Pois, culturalmente, o palheiro é enrolado na palha seca de milho. Inclusive o dito cujo tem muitos nomes, cigarro de palha, paieiro, palheiro, cigarrim da roça.

Virilidade?

Por muito tempo o palheiro se manteve restrito aos matutos da roça ou pessoas que conviveram com essa cultura. Há 60 anos, quando o cigarro industrializado ainda era símbolo de virilidade e até de saúde, o consumo de cigarros de palha diminuiu inclusive na roça, até praticamente se extinguir na massa tabagista.

Mas, anos depois, no século XXI, não é difícil se deparar com jovens e adultos acendendo cigarros de palha (paieiro).

Com a alta, hoje os palheiros são manufaturados e comercializados em maços parecidos com o cigarro convencional. Algo muito diferente da vivência roots e da ‘roça’ encontrada décadas atrás.

Cigarro de palha e dependência

Por ser feito de tabaco os cigarros de palha oferecem os mesmos riscos para o fumante. São estes: vício bioquímico, psicológico, doenças pulmonares e aumento da pressão arterial.

A grande diferença está na fibra que o envolve. Por um lado o cigarro convencional possui um papel especialmente criado para queimar rápido e uniformemente.

Algumas marcas inclusive chegam a adicionar compostos derivados e análogos a pólvora, o que pode expor as vias respiratórias a carcinogênese, fora inúmeros outros aditivos e conservantes.

O cigarro de palha, nesta perspectiva de manufatura, é mais “natural”. É usado em sua manufatura a palha seca (sem adição de compostos), o fumo seco, e um laço ou anel de borracha pra manter tudo nos eixos.

A gramatura da palha em relação a gramatura das sedas também expressa que: a quantidade de monóxido de carbono liberado pela combustão da palha será muito maior que a de um cigarro convencional.

Uma vez que o papel do cigarro comum é desenvolvido para ser mais fino possível, para garantir que a combustão seja em maior parte da erva enrolada e não do papel, com a palha não observamos esta proporção.

Além disso, cigarros de palha culturalmente não acompanham filtros ou piteiras que retenham parte do alcatrão, resíduos particulares e temperatura do tabaco em combustão. E aqui, encontramos a principal diferença entre os cigarros.

Embora o cigarro industrializado não seja a melhor opção para o tabaco fumígeno em comparação com o palheiro, ele vicia menos e causa menos danos a sua saúde. Portanto, cigarro industrializado pode causar menos danos que cigarros de palha.

Entretanto, o cigarro convencional possui inúmeras substâncias nocivas em sua seda, inseridos pela indústria para que queime rápido (pra você fumar mais) e de maneira uniforme. Alguns possuem, inclusive, resquícios de pólvora, além de alvejantes para branquear o papel.

Logo, o paieiro não tem filtro e a palha é muito mais grossa do que a seda, o que gera mais monóxido de carbono, mas, o cigarro convencional tem diversos aditivos químicos em sua composição.

O ideal mesmo é parar de fumar ou adotar algumas estratégias de redução de danos para tabagistas.


+ Comportamento