Ladrões de fios invadem centenas de imóveis e dão prejuízo em Franca; Câmara reage

  • Marcia Souza
  • Publicado em 2 de julho de 2022 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Câmara votará na terça-feira projeto que prevê cassação de alvará de estabelecimentos com material suspeito

Câmara votará na terça-feira projeto que prevê cassação de alvará de estabelecimentos com material suspeito

Segundo a Associação dos Administradores de Bens Imóveis de Franca, Abifran, o furto em residências desocupadas na cidade tem sido um problemas para proprietários.

Principalmente os furtos de fios elétricos, mas também de torneiras, fechaduras, tomadas, disjuntores, hidrômetros, relógios de energia elétrica, placas solares, e todo tipo de peças metálicas de cobre, alumínio, bronze e ferro.

Segundo a associação, este delito se torna cada vez mais comum na cidade e tem causado grandes prejuízos às imobiliárias e locadores de imóveis.

Estima-se, que apenas nos últimos meses deste ano, mais de 200 residências tenham sido invadidas e vandalizadas, e o pior: os furtos que antes se resumiam a imóveis desocupados, agora, também acontecem em imóveis ocupados.

O problema agravou-se tanto que passou a ser assunto constante entre os associados da Abifran, entidade que agrupa as principais imobiliárias de Franca.

Segundo o presidente da associação, Alexandre Augusto Franco e Silva, várias imobiliárias da cidade e seus clientes estão tendo prejuízos enormes com tal vandalismo.

“Diariamente, nós somos surpreendidos com vários imóveis sendo furtados em nossa cidade, por marginais que levam tudo o que encontram, desde disjuntores, vasos sanitários, até fios de cobre, deixando os imóveis com apenas sua parte estrutural”, disse Alexandre.

O proprietário da Imobiliária Diniz & Martins, Silvio de Paula Martins, também se manifestou. Segundo o empresário, este problema tem aumentado este ano, principalmente em decorrência do aumento dos moradores de e usuários de drogas.

“Infelizmente não estamos podendo mais colocar placas de aluguel ou venda nos imóveis, pois no dia seguinte, quando os marginais veem que o imóvel está desocupado, já o invadem. Acredito que mais de 200 imóveis foram vandalizados somente neste ano”, afirmou Silvio.

Recorrente

Para se ter uma ideia do tamanho do prejuízo que as imobiliárias estão tendo, somente a Imobiliária J.Edison, neste ano, teve mais de 30 imóveis invadidos, e mais de R$ 20 mil em prejuízos, segundo o proprietário, Junior Lopes.

“Não sabemos mais o que fazer, é um prejuízo duplo, primeiro para o locador, que depende da renda do imóvel, e também para imobiliária, que administra este imóvel”.

A associação tem oficiado as principais autoridades da cidade, em especial, a Delegacia Seccional de Polícia, alertando para o problema e pedindo soluções.

“Esperamos que o poder público, através de um policiamento mais forte, e entre outras medidas, possa agir rápido, pois, realmente, os prejuízos estão grandes”, afirmaram Marina Carilo e João Silvestre, secretária de Comunicação e ex-presidente da Abifran, respectivamente.

Resposta da Câmara

A Câmara Municipal de Franca votará na próxima terça-feira um projeto de lei, de autoria de Daniel Bassi e Donizete da Farmácia, que visa a minimizar os furtos em Franca minando possíveis fontes de receptação.

O projeto dos vereadores prevê a cassação do alvará de funcionamento de estabelecimentos que comercializam objetos sem procedência legal, de origem ilícita.

“Ficará explícito que a negociação de fiações, cabos ou equipamentos utilizados para o fornecimento ou transmissão de energia elétrica, telefonia ou transferência de dados, sem procedência, resultará em punição administrativa, além é claro do aspecto criminal”, disse Daniel Bassi.

Donizete alerta que, somados aos prejuízos aos proprietários de imóveis, ocorrem episódios que prejudicam os serviços públicos.

“A interrupção de serviço de utilidade pública causa grandes transtornos para a população, podendo ter consequências graves para pessoas e para a economia, despontando a energia elétrica e a comunicação como dois dos mais relevantes serviços. Apresentamos o projeto para combater isso também”, afirmou.


+ Política