Defesa Civil alerta: previsão é de muitas chuvas em Franca e cidades da região

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 6 de fevereiro de 2022 às 08:00
  • Modificado em 7 de fevereiro de 2022 às 11:10
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No estado de São Paulo, volume de chuva deve passar de 100 mm, podendo chegar a 300 mm no Vale do Ribeira e no litoral sul

A Região Sudeste poderá enfrentar chuvas fortes, com possibilidade de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra nos próximos dias. O alerta é da Defesa Civil Nacional, ligada ao Ministério do Desenvolvimento Regional.

Os meteorologistas pedem atenção ao retorno da chuva e aumento da precipitação, com perigo iminente de alagamentos e novos deslizamentos no Estado de São Paulo, sobretudo no período que vai de domingo (06) até terça-feira (8).

Foram emitidos avisos meteorológicos de perigo (laranja) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Franca e região

A previsão é de acumulados superiores a 100 milímetros em todo o estado, inclusive em Franca e cidades da região, podendo alcançar 300 milímetros no Vale do Ribeira e no litoral sul. Essa chuva está associada à chegada de uma frente fria junto a um corredor de umidade.

A segunda-feira (7), tende a ser o dia mais chuvoso do período. Devido ao solo encharcado decorrente da chuva desta semana, novos transtornos podem surgir.

Em áreas do Sudeste, há previsão de pancadas e trovoadas devido a instabilidades em diversos níveis. Atenção para maiores acumulados e risco de transtornos em cidades de Minas Gerais próximas a Franca nos próximos dias.

Cuidados

A Defesa Civil Nacional alerta para a tomada de cuidados que podem ajudar a reduzir danos materiais e preservar vidas em caso de chuvas intensas.

Uma delas é desligar os aparelhos elétricos e o quadro geral de energia. Em caso de enxurrada ou similar, colocar documentos e objetos de valor em sacos plásticos.

Caso haja uma situação de grande perigo confirmada, procurar abrigo e evitar permanecer ao ar livre. Além disso, em ocasiões de rajadas de vento, não se abrigar debaixo de árvores por conta do risco de queda e descargas elétricas e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Para mais informações, procurar a Defesa Civil local por meio do telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros, pelo número 193.

As informações detalhadas sobre os locais com maiores riscos climáticos podem ser acessadas na página do ministério.


+ Tempo