Abacate: descubra os benefícios da fruta no processo de emagrecimento!

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 14 de novembro de 2021 às 09:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A versatilidade da fruta, que fica gostosa tanto em receitas salgadas ou doces, chama atenção dos consumidores

Além de ajudar no emagrecimento, o abacate traz diversos benefícios para a saúde

 

O abacate é muito presente no dia a dia dos brasileiros. A versatilidade da fruta, que fica gostosa tanto em receitas salgadas ou doces, chama atenção dos consumidores.

Apesar do alto consumo, diversas pessoas não sabem quais são os benefícios e quais as vitaminas presentes nesse ingrediente.

Benefícios do abacate

Se consumido de maneira adequada e aliada a diversos outros hábitos saudáveis, o abacate por trazer diversos benefícios para a saúde. Saiba quais são eles:

1- É bom para os olhos: o abacate contém luteína e zeaxantina, que são antioxidantes, importantes para a saúde dos olhos.

Esses fitoquímicos são responsáveis por minimizar os danos externos nos olhos, incluindo os raios ultravioletas. Além disso, a fruta pode ajudar os olhos a se manterem saudáveis por mais anos, prolongando a saúde do mesmo.

2- Fortalece o coração: a fruta possui gordura boa, que ajuda no controle do colesterol e assim, protegendo o coração de doenças cardiovasculares. O consumo do abacate também diminui a pressão alta, contribuindo ainda mais na prevenção de doenças.

3- Contribui para a saúde dos ossos: o abacate é rico em vitamina K, que é importantíssima para a saúde dos ossos. Além disso, possui diversos nutrientes como zinco, fósforo, cobre, cálcio e selênio, que também contribuem para a saúde do mesmo. Juntos, os nutrientes e as vitaminas fortalecem os ossos e previnem a osteoporose.

4- Gravidez saudável: vitamina B9 ou ácido fólico, é importante para a saúde das mulheres grávidas, do feto e também para as tentantes.

O ácido fólico pode ajudar a prevenir o aborto espontâneo ou outras doenças que podem acometer o feto. E o abacate é rico nessa vitamina.

5- Afasta o estresse e previne depressão: por causa da glutationa, um antioxidante que é produzido também pelo organismo, o abacate ajuda a controlar o cortisol, o hormônio que contribuí para o estresse e a depressão.

Consumindo o abacate, esse nutriente irá regular e os sintomas irão diminuir. Além disso, também é rico em vitamina B3, que ajuda no controle da ansiedade.

6- Previne constipação: se você sofre com intestino preso ou desregulado, aposte no consumo de abacate. A fruta é rica em fibras, importantíssima para o bom funcionamento do sistema gastrointestinal. A gordura boa presente no abacate ainda ajuda na evacuação.

7- Auxilia no emagrecimento: por ser rico em fibras, o abacate por ser um grande aliado na busca de perca de peso. Esses nutrientes dão uma sensação de saciedade, assim, evitando as famosas beliscadas durante o dia e também controla o açúcar do sangue, diminuindo a fome em excesso.

Quais os malefícios do abacate?

Por causa da sua gordura e a quantidade de calorias, o abacate passou a ser considerado um vilão da dieta, mas não faz mal a saúde se consumido da maneira correta.

Assim como qualquer alimento, deve ser consumido com moderação e adequado uma quantidade de porção para cada pessoa.

Qual a melhor forma de consumir abacate?

Para ser mais saudável, a melhor forma do consumo é natural, mas é possível encontrar receitas deliciosas e fitness para aproveitar o sabor do abacate. Pode ser consumido por até três vezes na semana e o ideal é que fique entre 100g diárias.

*Informações Blog Pajaris


+ Nutrição