No frio, temos realmente mais fome. Mas você nem imagina o porquê disso acontecer

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 31 de julho de 2022 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Comer frutas e legumes é uma boa forma de saciar a fome sem abusar demais das calorias durante o inverno

Comer frutas e legumes é uma boa forma de saciar a fome sem abusar demais das calorias durante o inverno

Dias frios e comidas calóricas parecem que foram feitos uns para o outros. E, de fato, há uma impressão que a nossa fome aumenta durante os períodos do inverno, não é mesmo?

Se você também sente o apetite maior nessas épocas, calma, é normal. Apesar de muitas pessoas considerarem as estações frias apenas um momento propício para “gulas”, o clima mais seco interfere sim na vontade do organismo ingerir outros alimentos.

Veja os principais motivos disso e saiba como manter uma alimentação equilibrada e saudável mesmo em temperaturas mais baixas.

Segundo a nutricionista Daniella Chein, os efeitos das temperaturas baixas em nosso organismo reflete diretamente no aumento do apetite.

“Nosso organismo gasta mais energia para nos manter aquecidos e, em consequência, essa energia deve ser reposta. Com isso o organismo faz com que aumente nosso apetite”, analisa.

Comer com qualidade

Se o aumento do apetite é considerado normal, o grande problema em relação a essa fome excessiva é que, na maioria das vezes, recorremos a alimentos muito calóricos que proporcionam “falsas” sensações de saciedade e bem-estar.

Para ter uma direção do que comer e não passar dos limites, a profissional alerta.

“Devemos fazer as refeições completas, contendo sempre carboidratos, proteína e lipídios, sem esquecer do principal que vai nos manter saciados por mais tempo: as fibras que são encontradas em frutas, grãos, verduras e legumes”, disse.

E completou: “Inclua nas refeições o arroz e macarrão integrais, feijão, legumes assados ou em sopas e frutas cozidas, isso ajuda muito a controlar o apetite de inverno”, destaca a nutricionista.

Como manter uma alimentação saudável e equilibrada nas baixas temperaturas?

– Adapte as opções: Se o chocolate quente não pode faltar, substitua o leite integral pelo desnatado, que possui quantidades similares de proteínas, potássio, fósforo e demais nutrientes, principalmente o cálcio. Sua principal vantagem é ter uma quantidade inferior de gordura.

– Sopas: Sopa de legumes é sempre uma boa opção, alimenta e esquenta. “Cuidado para não colocar legumes demais e aumentar a taxa de açúcar no sangue, três ou quatro opções está ótimo e vai alimentar muito bem”, ressalta a nutricionista.

– Salada também cai bem: Tente acrescentar sempre que possível um prato de salada, elas são fonte de fibras e vão ajudar na questão da saciedade

– Corpo em movimento: A prática de atividade física de alta intensidade e curta duração também ajuda na redução e controle do apetite

– Hidrate-se: Mesmo no inverno, devemos beber muita água, pois, justamente por causa do frio, o organismo não costuma manifestar sede como no verão, e isso pode levar à desidratação, principalmente em idosos e crianças

– Se não der pra resistir às massas: Evite os molhos brancos e à base de queijo, pois, são muito calóricos e substitua por massas integrais que proporcionam uma maior saciedade e agregam mais nutrientes para a saúde.

– Bebidas quentes: Aproveite o inverno usando mais bebidas quentes e pouco calóricas. “Lembre-se que é um excelente momento para saborear os diferentes tipos de chás e cafés, por exemplo”, finaliza a nutricionista.


+ Esportes