Parceria Sebrae e Agência Brasileira de Exportação poderá beneficiar empresas

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 17 de fevereiro de 2021 às 05:30
  • Modificado em 17 de fevereiro de 2021 às 11:07
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Um terço das 25 mil empresas exportadoras do país, inclusive as calçadistas, são de pequeno porte

Das 25 mil empresas exportadoras do país, uma em cada três (8,4 mil) são de pequeno porte

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) assinaram, em 10 de fevereiro de 2021, um acordo de cooperação técnica (ACT) que visa a ampliar os negócios internacionais de micro e pequenas empresas brasileiras, por meio de ações de promoção comercial, da geração de inteligência de mercado e da difusão da cultura exportadora, entre outras iniciativas.

O documento foi firmado pelo Presidente da Apex-Brasil, Sergio Segovia, e pelo Presidente do Sebrae, Carlos Melles.

A expectativa é de atender 300 empresas participantes das ações provenientes do ACT, resultando em 100 companhias com perfil de exportadoras internacionalizadas até 2021.

Durante a cerimônia de assinatura, Segovia ressaltou o imenso potencial do trabalho conjunto da Apex-Brasil e do Sebrae, especialmente na construção de soluções estratégicas para o aumento da capacidade produtiva da economia brasileira, a melhoria das práticas de gestão e a alavancagem das exportações das micro e pequenas empresas nacionais.

Além disso, lembrou que a Apex-Brasil apoiou, em 2020, mais de 14 mil empresas, responsáveis por exportar mais de US$ 66 bilhões (cerca de 32% da exportação total do Brasil), e que mais de 52% dessas companhias apoiadas foram MPEs.

Melles frisou que, das 25 mil exportadoras do país, uma em cada três (8,4 mil) são de pequeno porte, mas as micro e pequenas empresas são responsáveis por apenas 1% dos valores negociados. Por meio dessa parceria, a Apex-Brasil e o Sebrae esperam converter mais companhias brasileiras em exportadoras.


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