INSS garante pagamento até março a usuários que ainda não realizaram a prova de vida

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 27 de janeiro de 2021 às 21:15
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Pandemia afetou funcionamento das agências e obrigou idosos a cumprir distanciamento social em todo o país

INSS Franca

Previdência prorroga prazo para aposentados e pensionistas darem prova de vida

Muitos francanos estão receosos de perder a aposentadoria em razão de não terem feito a prova de vida. Com as dificuldades impostas pela pandemia e o isolamento social, muitos deixaram de comparecer à agência da cidade, que fica na Rua Voluntários da Franca.

Mas o INSS decidiu que, ao contrário dos anos anteriores, os aposentados e pensionistas que não fizerem a prova de vida entre março de 2020 e fevereiro de 2021 não terão seus benefícios bloqueados.

De acordo com a norma, a rotina e obrigações contratuais estabelecidas entre o INSS e a rede bancária que paga os benefícios permanece e a comprovação da prova de vida deverá ser realizada normalmente pelos bancos.

Em situações normais, a prova de vida é feita pelo segurado anualmente para comprovar que ele está vivo e garantir que o benefício continue sendo pago.

O procedimento deve ser cumprido anualmente pela rede bancária, que determina a data da forma mais adequada à sua gestão: existem bancos que utilizam a data do aniversário do beneficiário, outros utilizam a data de aniversário do benefício, assim como há os que convocam o beneficiário na competência que antecede o vencimento da fé de vida.

Para fazer, basta ir diretamente ao banco em que recebe o benefício, apresentar um documento de identificação com foto. Algumas instituições financeiras já utilizam a tecnologia de biometria nos terminais de autoatendimento.

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias por motivos de doença ou dificuldades de locomoção podem realizar a comprovação de vida por meio de um procurador devidamente cadastrado no INSS.


+ Economia