Plano B fura: AstraZeneca diz que não tem como vender vacinas ao mercado privado

  • Joao Batista Freitas
  • Publicado em 26 de janeiro de 2021 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Farmacêutica desenvolve o imunizante em parceria com a Oxford e diz que já está no limite da capacidade de produção

vacina contra covid 19Anunciada pelo governo federal como uma forma de aumentar a oferta de vacinas contra a Covid-19, o plano de empresas comprarem o imunizante da farmacêutica AstraZeneca, repassado metade ao governo federal, não passou da ideia.

De acordo com a repórter Andreia Verdélio, da Agência Brasil, a farmacêutica AstraZeneca, que desenvolve uma vacina contra o novo coronavírus em parceria com a Universidade de Oxford, informou nesta terça-feira (26) que não tem doses disponíveis do imunizante para o mercado privado.

“No momento, todas as doses da vacina estão disponíveis por meio de acordos firmados com governos e organizações multilaterais ao redor do mundo, incluindo da Covax Facility, não sendo possível disponibilizar vacinas para o mercado privado”, diz a nota.

A Covax Facility é um consórcio internacional do qual o Brasil faz parte, para garantir a distribuição de vacinas a países mais pobres.

Mais cedo, ao participar de um seminário sobre investimentos na América Latina, o presidente Jair Bolsonaro disse que apoiaria uma iniciativa de empresários de importar, por conta própria, vacinas contra a covid-19 para imunizar seus funcionários.

Na nota, a AstraZeneca informa ainda que, como parte do acordo com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais de 100 milhões de doses da vacina Oxford/AstraZeneca estarão disponíveis ao Brasil, em parceria com o governo federal.

“Nos últimos 7 meses, trabalhamos incansavelmente para cumprir o nosso compromisso de acesso amplo e equitativo no fornecimento da vacina para o maior número possível de países ao redor do mundo”, afirmou.


+ Saúde