​Pela primeira vez na história, uma mulher assume Chefia da Polícia Civil em MG

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 20 de novembro de 2015 às 08:45
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 17:31
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Andrea Cláudia Vacchiano tem 47 anos e é delegada desde 1990. Até então era diretora do Detran/MG

Nova delegada-geral Andrea Cláudia Vacchiano é a primeira mulher a assumir a Chefia PC de Minas (Foto Divulgação)

Nomeada pelo governador Fernando Pimentel, a delegada-geral Andrea Cláudia Vacchiano é a primeira mulher a assumir a Chefia da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG). 

Ela era diretora do Departamento de Trânsito de Minas Gerais (Detran-MG) desde março e substitui a Wanderson Gomes da Silva, chefe da PCMG desde janeiro. Os atos foram publicados na edição desta quinta-feira (19/11) do Minas Gerais – Diário Oficial do Estado.

Na região mineira próxima a Franca ela chefiará as Delegacias e Unidades da PC nos municípios de Claraval, Ibiraci, Capetinga, Cassia, Sacramento, Conquista, Delta, Delfinópolis e São Tomás de Aquino, entre outras.

A nova chefe da Polícia Civil de Minas Gerais tem 47 anos. É delegada desde 1990, quando assumiu a Delegacia de Mulheres em Juiz de Fora. Foi chefe do 1º Departamento, responsável pela Polícia Civil em Belo Horizonte, e teve várias passagens pelo Detran antes de assumir a direção daquele órgão.

Andrea Vacchiano ocupou cadeira no Conselho Superior da PCMG também como superintendente de Planejamento, Gestão e Finanças (SPGF) e já foi assessora na Secretaria de Defesa Social.

Em 2014, foi uma das coordenadoras operacionais do trabalho da Polícia Civil durante a Copa do Mundo e tem no currículo cursos com as polícias de Nova York (EUA) e de Roma (Itália).


+ Cotidiano