Declaração do Imposto de Renda para 2020 sofrerá mudanças. Veja detalhes

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 6 de fevereiro de 2020 às 19:48
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 20:21
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

No caso de incompatibilidade dos dados enviados, o contribuinte cairá na chamada malha fina da Receita

T​em previsão de início na primeira semana de março a realização das declarações do  Imposto de Renda 2020. 

De acordo com o cronograma, o prazo terminará em abril. Para este ano, há duas novidades: a obrigatoriedade de inclusão de informações sobre bens e aplicações financeiras e a extinção da dedução do INSS de domésticas. 

Para não passar por constrangimentos junto à Receita Federal, os contribuintes precisam ficar atentos a cada uma das situações. 

Bens e aplicações

Para o IR 2020, proprietários de bens, como imóveis, veículos, embarcações e aeronaves deverão prestar contas junto à Receita sobre os itens. 

Além disso, segundo especialistas, serão obrigatórios os informes sobre conta-corrente e aplicações financeiras; cenário oposto ao IR de 2019.

Confira informações que serão exigidas no novo IR:

  • Veículos, embarcações e aeronaves: número de identificação do Renavam ou registro no órgão responsável pela fiscalização;
  • Imóveis: dados sobre a data de aquisição, área total do imóvel, registro de inscrição no órgão público, Inscrição municipal (IPTU) e registro no cartório de imóveis;
  • Aplicações financeiras e conta-corrente: inserção do CNPJ da instituição financeira. 

Dedução de domésticas

Sem a prorrogação da dedução prevista na Lei nº 11.324, o benefício pago por empregadores sobre os serviços de funcionários domésticos não poderá ser descontado no IR de 2020. 

A legislação que determinava o abatimento da contribuição patronal teve validade expirada em 2019.

De acordo com especialistas, ao não optar pela renovação da Lei, o Governo estará desestimulando os patrões que têm regularizado esse tipo de contratação.

A previsão é de que nas próximas declarações, a perda na restituição seja de até R$ 1.251.

Data de início das declarações

Segundo nota da Secretaria da Fazenda, a prestação de contas das despesas (gastos escolares, plano de saúde, matrícula de universidades, salário de empregados, etc) referente a 2019 terá início no dia 2 de março e duração até o dia 30 de abril. 

Para o procedimento, são exigidas uma série de comprovações, inclusive a de rendimentos obtidos ao longo dos últimos 12 meses. 

Para as comprovações, o cidadão deverá ter todos os recibos que comprovem a veracidade dos dados enviados.

No caso de incompatibilidade, como alteração dos valores ou não relato dos mesmos (sonegação), o contribuinte passará por um período de análise e revisão dos dados, a chamada “malha fina”. 

Fique atento aos prazos e evite problemas futuros!


+ Economia