Muita gente tem dor nos pés e nem imagina a gravidade; saiba o que médicos dizem

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 22 de março de 2024 às 16:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Ela geralmente tem início com dor nas solas dos pés, especialmente na região do calcanhar

Ela geralmente tem início com dor nas solas dos pés, especialmente na região do calcanhar

Muita gente tem dor nos pés por causa da fascite plantar, um processo inflamatório que acomete a planta do pé, tornando-a uma das principais causas de dores na parte inferior do calcanhar.

A planta do pé, ou fáscia plantar, é um tecido fibroso, orientado longitudinalmente, dividido em três componentes estruturais: componente medial, componente central e componente lateral e que se estende do calcanhar até os dedos dos pés.

A fascite plantar pode ocorrer em qualquer momento, porém, é mais comum entre homens e mulheres entre 40 e 60 anos e em corredores de rua, devido ao seu movimento repetitivo e de longa duração.

O processo inflamatório geralmente ocorre de forma unilateral, se inicia de forma branda, e na sua forma mais aguda, ]pode se tornar uma dor crônica.

O que causa isso?

A principal causa da fascite plantar é o estiramento ou a lesão do tecido chamado de fáscia plantar. A fáscia plantar é uma faixa de tecido conjuntivo fibroso e alongado que fica na parte inferior do pé, desde o calcanhar até os dedos.

A fáscia plantar tem como objetivo absorver as tensões e sustentar os arcos dos pés, essa tensão contínua pode danificar as fibras da fáscia plantar, resultando num processo inflamatório e degenerativo.

Existem outros fatores de risco que podem causar a Fascite Plantar, sendo eles:

• Obesidade (excesso de peso);

• Atividades físicas que promovem o esforço repetitivo como a corrida, atletismo, entre outras…

• Falta de alongamento dos membros inferiores;

• Ficar em pé por muitas horas;

• Entre outras…

 

E quais os principais sintomas?

Os sintomas da fascite plantar geralmente começam com dor nas solas dos pés, especialmente na região do calcanhar.

A dor pode se intensificar com o tempo e pode ser agravada pelo esforço repetitivo como numa caminhada ou ficar em pé por longos períodos de tempo. E ainda:

• Inchaço;

• Vermelhidão na região afetada;

• Rigidez nas solas dos pés;

• Dificuldade para andar ou ficar de pé;

 

E como isso ocorre?

Geralmente a dor se manifesta ao se levantar da cama pela manhã, e a medida que você caminha, vai diminuindo gradualmente. Em alguns casos em que existe um aumento no esforço, como subir uma rua íngreme, a dor pode aumentar consideravelmente.

Como fazer o diagnóstico?

Diagnosticar a fascite plantar nem sempre é algo fácil. Devido a semelhança dos sintomas, ela pode ser confundida com o esporão do calcâneo, que é uma patologia totalmente diferente.

Um médico ortopedista é o profissional mais qualificado para diagnosticar a doença. Num primeiro contato ele fará uma anamnese e uma análise clínica. Em caso de dúvida, exames auxiliares como raio x e ultrassom poderão ser solicitados.

Outros tratamentos que podem auxiliar:

• Uso de medicamentos para fascite plantar (Anti-inflamatórios como Ibuprofeno ou Paracetamol);

• Uso de palmilhas ortopédica sob medida;

• Redução do excesso de peso;

• Repouso;

• Terapia por ondas de choque;

• Infiltração no pé, de corticóides (dexametasona ou metilprednisolona ou beclometasona + lidocaína)

• Uso de talas noturnas;

 

Como prevenir?

A mudança no seu estilo de vida é uma das melhores formas de prevenir a fascite plantar, sendo assim, abaixo seguem 3 dicas que irão lhe ajudar a se prevenir desta doença que acomete milhões de pessoas.

• Substitua seus calçados esportivos regularmente;

• Pratique exercícios de baixo impacto regularmente;

• Mantenha o controle de peso corporal;

Perguntas frequentes sobre fascite plantar

 

O que acontece se não tratar a fascite plantar?

A falta de tratamento também pode levar à deformidades nos pés e à alterações em outras estruturas ósseas e musculares que irão impactar na forma como andamos.

 

Qual o calçado ideal?

Sandálias de salto baixo

O uso de sapatos de salto alto e rasteirinhas poderão piorar a dor e forçar ainda mais as estruturas afetadas.

O uso de uma sandália com um pequeno salto de até 4cm na região do calcanhar irá ajudar na diminuição da dor e reduzir o esforço sob o joelho.

Sandálias macias

Se você é adepta ao uso da rasteirinha, fique tranquila, você poderá usar sempre que quiser, porém, deverá comprar um modelo que tenha um solado macio e anatômico para absorver melhor o impacto durante a caminhada.

Tênis com amortecimento

Quando pensamos em atividade física, uma das primeiras dúvidas que surgem é: Qual tênis deve usar?

Esta dúvida é pertinente, pois com tantas marcas e modelos disponíveis no mercado, fica difícil tomar essa decisão. No entanto, devemos considerar que o melhor tênis para quem tem fascite plantar, é aquele que possui um bom sistema de amortecimento, principalmente na região da planta do pé.

O que acontece se não tratar?

 

Se a fascite plantar não for tratada, a dor pode se tornar crônica, limitar a atividade física e os afazeres diários. A falta de tratamento também pode levar à deformidades nos pés e à alterações na forma como andamos.

Qual o anti inflamatório para fascite plantar?

É de extrema importância consultar um médico antes de iniciar qualquer tratamento farmacológico, pois alguns medicamentos podem ter efeitos colaterais. O seu médico irá indicar a melhor opção para sua necessidade.

 

Fonte: Dr. Alexandre Kusabara


+ Bem-estar