Vem chegando mais uma frente fria, que pode ser a pior do ano, mas não a do século

  • Roberto Pascoal
  • Publicado em 26 de julho de 2021 às 18:00
  • Modificado em 26 de julho de 2021 às 18:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Há chances, sim, desta ser a onda fria mais intensa deste ano, mas parece exagero prever que será a onda mais fria do último século.

A partir desta terça-feira (27), uma nova massa de ar frio polar avançará sobre o centro-sul do Brasil, derrubando mais uma vez as temperaturas até o próximo sábado (31) ou domingo (01).

Em Franca, a temperatura já cai a partir de quarta-feira, quando também pode cair chuva, ainda que se anuncie fraca. A chuva pode também ser o indicativo da mudança de temperatura.

Frio polar

Na quinta, há mínima prevista de três graus, em um frio tão forte quanto o de semana passada, ou pouco mais intenso — com chances, sim, de ser a onda fria mais intensa deste ano.

De acordo com o Climatempo, o que deixa esse frio ainda mais intenso é a massa de ar frio polar vindo em seguida, com forte risco de geada para cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Os efeitos também serão sentidos em algumas áreas dos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, de Minas Gerais e o extremo sul do Rio de Janeiro.

Estava previsto

Meteorologistas vêm acompanhando as últimas simulações e, no caso dessa forte massa de ar frio, ela já foi identificada há mais de duas semanas; portanto, trata-se de um frio que já vinha sendo acompanhado.

Por isso, previsões feitas com antecedência devem ser encaradas com cautela, considerando que se tratam de eventos extremos e há chances de as condições mudarem até lá.

O que chama a atenção do público é que uma frente fria seguida de outra não é tão comum assim, ainda que não seja algo inédito.

Cenário

Em outras palavras: para a frente fria desta semana, o centro-sul do Brasil pode esperar um cenário parecido com o de semana passada, incluindo geadas.

Embora algumas manchetes afirmem que esta pode ser a onda de frio mais intensa do século, especialistas em meteorologia esperam, na verdade, por um frio tão forte quanto o de semana passada, ou pouco mais intenso — com chances, sim, de ser a onda fria mais intensa deste ano, mas parece exagero prever que será a onda mais fria do último século.


+ Tempo