Universo Prematuro pode avançar no município e oferecer apoio e orientação às mães

  • Marcia Souza
  • Publicado em 30 de agosto de 2021 às 14:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Secretário de Saúde, Unifran, OAB e Câmara estão envolvidos na discussão, que tem o foco nas crianças prematuras

Universo Prematuro

Secretário de Saúde, Unifran, OAB e Câmara estão envolvidos na discussão, que tem o foco nas crianças prematuras

O vereador Daniel Bassi (PSDB) apresentou, recentemente, Indicação para a Administração Municipal realizar estudos sobre a viabilidade de promover divulgação e a incorporação do programa ‘Universo Prematuro’.

O Universo Prematuro consiste em um aplicativo criado há mais de um ano, desenvolvido pelo Laboratório de Estratégias em Promoção da Saúde (LabLEP’S) da UNIFRAN, com apoio da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP n18/05569-5).

O objetivo do aplicativo é auxiliar os pais ou responsáveis por bebês nascidos com menos de 37 semanas de gestação por meio de orientações que visam a assegurar o desenvolvimento integral não só nos primeiros meses.

Mas também no primeiro ano de vida das crianças, para que dessa forma, a criança desenvolva todos os marcos do desenvolvimento e alcance a faixa de crescimento esperado.

“Desde a sua criação, até os dias de hoje, a ferramenta já norteou inúmeras famílias sobre os cuidados necessários com recém-nascidos prematuros. Por se tratar de assunto de interesse público, que visa zelar pela vida, de forma rápida, gratuita e acessível a toda população, proponho estudos para que a administração avalie os benefícios oferecidos pelo aplicativo”, afirmou Daniel Bassi.

O parlamentar afirma que a ideia é que a rede pública de saúde, divulgando-o e incorporando-o em políticas públicas, dentro dos preceitos legais, para auxiliar cada vez mais as famílias que vivem tal situação.

Daniel já se reuniu com os pesquisadores e com os representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da OAB de Franca, que incentiva o “Universo Prematuro” para discutir a inclusão do programa para atendimento de toda a população assistida na rede pública.

Novas reuniões acontecerão nos próximos dias. “As conversas avançam muito bem. O secretário Lucas Eduardo e o prefeito Alexandre gostaram da ideia. Vamos seguir alinhando para disponibilizar este instrumento do bem para a nossa população”, afirmou Daniel Bassi.


+ Política