Turistas registram desgaste na estrutura da ponte que liga Rifaina a Sacramento

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 24 de março de 2024 às 08:30
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Falta de manutenção, alagamentos e buracos são reclamações comuns entre as pessoas quem passam pelo trecho na divisa de SP e MG

Imagens compartilhadas nas redes sociais por pessoas que navegam por baixo da ponte entre Rifaina (SP) e Sacramento (MG), na divisa entre São Paulo e Minas Gerais, mostram parte da estrutura com ferragens expostas.

Os vídeos têm chamado a atenção de moradores e causado dúvidas sobre a segurança da estrutura sobre o Rio Grande.

De acordo com a Prefeitura de Rifaina, a ponte foi construída em 1968 pelas Centrais Elétricas de Minas Gerais, atualmente a Cemig.

Nos últimos anos, virou alvo de reclamações por causa da má conservação do asfalto e da passarela para pedestres.

Passagem importante

Importante para quem segue para o Triângulo Mineiro e para a Bahia, a via tem buracos na pista, muretas quebradas e registra alagamentos em dias de chuva volumosa. Caminhões carregados e ônibus são comuns no trecho.

“Quem frequenta e passa aqui todos os dias fica preocupado na questão da segurança. Você vai olhar a passarela e já está com alguns danos. O sistema de drenagem da ponte em dias de chuva também não tira toda a água, podendo ocorrer acidente. Vários problemas afetam essa ponte e já temos feito solicitações há anos”, diz Alcides Diniz, secretário municipal.

Há ou não há risco?

As imagens compartilhadas recentemente nas redes sociais mostram uma das pilastras de sustentação corroídas no encontro com a base da ponte.

Segundo o engenheiro civil Cauê Teófilo, não há risco de queda da estrutura, mas o ideal é que inspeções sejam feitas a cada cinco anos, como prevê norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que trata sobre fiscalização em pontes, viadutos e passarelas.

“A olho nu assusta só que essa inspeção que vai decidir mesmo se tem problema ou não. A gente vê que tem uma corrosão na estrutura, onde está aparecendo a armadura. Tem uma norma, que é a NBR 9452, que prevê que todas as pontes com fundação na água têm que ter essa inspeção subaquática a cada cinco anos.”

De acordo com Teófilo, a inspeção é feita por um engenheiro e por um mergulhador que precisa registrar tudo em fotos e vídeos. O próximo passo é submeter as informações a um engenheiro estrutural ou a um patologista, para avaliar se os danos são graves ou superficiais.

O laudo final deve ser submetido ao órgão responsável pela ponte para adoção de medidas.

Responsabilidade

Em nota, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) de Minas Gerais informou que, no momento, avalia mecanismos jurídicos que deem legalidade a qualquer intervenção na estrutura visto que não é o responsável pela construção da ponte.

Segundo reportagem do portal G1 Ribeirão e Franca, o DER de São Paulo disse que a manutenção da ponte entre Rifaina e Sacramento não é atribuição do Departamento, cuja atuação limita-se aos serviços de manutenção do acesso à ponte localizado na Rodovia SP-334, em Rifaina.


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