Sorriso “amarelo”: confira 5 dicas seguras para clarear os dentes

  • Rosana Ribeiro
  • Publicado em 9 de dezembro de 2023 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Dentista explica os perigos em clarear os dentes sem supervisão de profissionais. Alguns ajustes na rotina podem ajudar a mantê-los brancos

Métodos caseiros para clarear os dentes podem ser perigosos – foto Freepik

 

Os dentes amarelados podem afetar a autoestima de algumas pessoas. Contudo, existem métodos para clarear os dentes que podem ser perigosos, podendo causar danos.

“Hoje, é possível encontrar pela internet inúmeros métodos naturais e fórmulas caseiras que prometem dentes mais brancos”.

“Porém, essas metodologias, além de não possuírem comprovação clínica e científica, podem ter consequências desastrosas para a boca em geral”, afirma o dentista Hugo Lewgoy, da Curaden Swiss, em São Paulo.

Ele explica que o uso de bicarbonato é um dos métodos mais perigosos de clareamento. O produto pode provocar o desgaste do esmalte dental, o que causa fragilidade e aumenta o risco de fratura.

A melhor maneira de clarear os dentes é passando por um procedimento no consultório do dentista. Lewgoy explica o que, de fato, funciona para manter os dentes branquinhos em casa. Veja:

1. Evite certos alimentos

O consumo de alimentos e bebidas com corantes ou alto potencial pigmentante, como é o caso de cafés, vinhos e chás escuros, escurece os dentes.

“Se você ingerir esse tipo de alimento, procure escovar logo em seguida para prevenir o surgimento de manchas”, aconselha Lewgoy.

2. Escolha a escova adequada

A escovação deve ser feita com uma escova dental adequada que contenha uma grande quantidade de cerdas ultramacias, que evitam o acúmulo de placa bacteriana na boca.

As opções muito duras podem desgastar o esmalte dos dentes e agravar problemas gengivais.

3. Use creme dental branqueador

“Opte por um creme dental clareador com carvão ativado em sua composição. O composto é capaz de manter o clareamento profissional devido à sua capacidade de absorver partículas pigmentantes, ou seja, as porosidades do ativo conseguem reter as partículas que mancham”, explica o especialista.

4. Utilize condicionador nos dentes

Condicionadores dentais são produtos que preparam os dentes para receber materiais restauradores, tornando suas estruturas mais receptivas.

Eles não apenas clareiam o sorriso, como também protegem as gengivas sensíveis por meio da criação de uma camada protetora com peptídeos e hidroxiapatita.

5. Produtos práticos para higiene oral

Quando se passa o dia inteiro fora de casa, a higiene bucal pode ser comprometida pela falta de recursos para escovar os dentes.

Portanto, tenha sempre produtos práticos na bolsa, como um enxaguante bucal, para manter a saúde dos dentes.

Existem também pastilhas que ajudam na prevenção de cáries, refrescam o hálito e mantêm o clareamento dental feito por dentistas.

*Informações Metrópoles


+ Saúde