Saiba quais são os 6 sinais de que pais e mães podem estar sendo tóxicos

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 21 de maio de 2023 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Até que ponto discussões permanecem na linha de brigas familiares ou partem para um comportamento tóxico?

Saiba até que ponto o comportamento dos pais pode estar sendo tóxico para os filhos – foto Freepik

 

Nos últimos anos, o termo “tóxico” passou a ser bastante usado para definir algum tipo de relação que ultrapassa barreiras do comum e atinge um grau nocivo para uma das partes.

Essa é uma definição mais fácil de ser aplicada em relacionamentos amorosos, mas será que também seria possível chamar uma relação de pais e filhos como tóxica?

Até que ponto discussões permanecem na linha de brigas familiares ou partem para um comportamento tóxico?

Para quem é jovem, ter um relacionamento complicado com pai e mãe não é nada fora do comum. Mesmo assim, existem maneiras de saber se o comportamento de seus pais é tóxico ou não.

Veja seis sinais, de acordo com a psicologia, de que os pais estão passando dos limites.

1. Críticas em excesso

Se tem uma coisa que qualquer pessoa no mundo pode afirmar é que nenhum ser humano nasce perfeito. Logo, todos nós precisamos, em algum ponto na vida, aceitar e aprender a lidar com as críticas. Porém, assim como ninguém é perfeito, nenhuma pessoa é feita apenas de defeitos.

Quando um pai passa todo o tempo possível criticando tudo que seu filho faz, isso é um belo sinal de toxicidade.

Em vez de ajudá-lo a evitar cometer erros futuros, pais tóxicos terão o prazer de lembrar seus filhos sobre suas falhas, algo que acaba tendo um enorme impacto na autoestima da criança no futuro.

2. Piadas graves

Fazer piadas é algo muito comum em relações humanas. Afinal, brincar uns com os outros está diretamente relacionado a um relacionamento saudável.

Contudo, quando as piadas passam a ser quase agressivas com uma das partes, tocando em pontos frágeis de sua vida, a situação fica preocupante.

Pais e mães que costumam zombar e ridicularizar seus filhos por causa de sua aparência, peso, altura ou habilidades estão demonstrando comportamento extremamente tóxico.

3. Relacionamento amedrontador

Um grande problema que os pais tendem a ter na criação de seus filhos é confundir respeito com medo. Muitas vezes, os mais velhos têm a visão de que as crianças precisam ter medo delas para respeitá-los — duas coisas que não andam de mãos dadas em nenhuma ocasião.

Portanto, um sinal de toxicidade é se os filhos seguem tendo medo dos pais mesmo quando adultos, o que demonstra um forte trauma dos acontecimentos na infância.

Segundo estudos, crianças que se sentem amadas, apoiadas e conectadas têm muito mais chances de se tornarem adultos felizes.

4. Falta de empatia

Não há problemas em pais que querem colocar seus sentimentos em primeiro lugar durante algumas situações — visto que todo ser humano tem seus próprios problemas para resolver.

Porém, quando pais e mães passam a ignorar constantemente a opinião de seus filhos para constantemente valorizar suas convicções, o relacionamento se torna tóxico.

Quando apenas uma das partes tem espaço para falar em uma relação, algo está errado. Pais tóxicos não conseguem simpatizar com os outros, falham a entender por que as pessoas os veem como prejudiciais e não se percebem como egocêntricos.

5. Tomar conta de tudo

Se por um lado ignorar seu filho pode ser um comportamento tóxico, tomar conta de tudo que envolve sua vida pode ser igualmente preocupante.

Afinal, não há problema em se envolver nas atividades de seus filhos, mas torná-las sua responsabilidade pode privá-los de se desenvolver como seres humanos.

Não é porque seu filho está tendo problemas com um projeto escolar que você precisa tomar conta do processo e fazer tudo por conta própria.

Bons pais saberão auxiliar seus filhos, mas sem remover qualquer tipo de autonomia que eles estão aprendendo.

6. Culpa e dinheiro

Um dos comportamentos mais tóxicos que um pai pode ter com seu filho é fazer tudo esperando algo em troca. Por exemplo: dar presentes caros ao seu filho não te dá o direito de dizer algo como “depois de tudo que fiz por você…” para tentar se sobressair.

É preciso entender que as crianças não devem nada em troca de presentes ou dinheiro que eles não pediram. Querer um pouco de colaboração por parte dos filhos no dia a dia é algo comum e que deve vir naturalmente, não pense que suas crianças são como um funcionário de uma empresa.

*Informações Mega Curioso


+ Comportamento