Saiba como “turbinar” suas caminhadas matinais e melhorar muito os resultados

  • Marcia Souza
  • Publicado em 31 de janeiro de 2022 às 18:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Estudos indicam que caminhar de manhã traz benefícios adicionais em relação a outros horários

Estudos indicam que caminhar de manhã traz benefícios adicionais em relação a outros horários

Você sabia que caminhar pode ser o segredo para dormir melhor, melhorar seu ânimo e até reduzir o risco de diabetes e doenças cardíacas?

Mas o que dizem os estudos científicos sobre quando, como e por que é melhor caminhar.
Primeira pergunta: faz diferença a hora em que saímos para caminhar?

Andar faz bem a qualquer hora do dia ou da noite, mas estudos indicam que caminhar de manhã traz benefícios adicionais.

O que está em jogo aqui não é apenas o valor do movimento, mas também da luz. A luz natural é vital para o nosso corpo, mas não é a mesma coisa sair na hora do almoço, à tarde, depois do trabalho ou de manhã. Esta última opção alerta o corpo e o cérebro que o dia começou.
A luminosidade ajuda a acertar nosso relógio interno, aquele que avisa seu corpo quando dormir e quando acordar.

A sua caminhada matinal irá confirmar que o dia começou e assim, à noite, quando quiser dormir, o seu corpo estará mais pronto para fazer isso.

Essa exposição matinal reduzirá a produção de melatonina, o hormônio que nos estimula a dormir, e isso tende a te deixar mais acordado.

Portanto, se você tiver dificuldade em adormecer, uma das possíveis explicações (há várias) é que você não esteja recebendo luz natural suficiente, principalmente de manhã.
Então, expor-se a ela pode te ajudar.

Mais vantagens

Além disso, pesquisas mostram que essa prática pode ter um impacto positivo na quantidade e na qualidade do sono, te impedindo de acordar durante a noite e te ajudando a ter um sono mais profundo.

Mas como fazer isso se você não é uma pessoa madrugadora? Como encaixar isso na rotina antes do trabalho, por exemplo?

Se você é do tipo notívago e quer mudar, um truque simples é justamente a caminhada matinal, que segundo os especialistas começa a dar resultados em questão de semanas.

E não se preocupe se não conseguir acordar cedo: a ideia é dar uma caminhada até duas horas depois de se levantar da cama.

Isso também pode ajudar se você trabalha em turnos ou se seu horário de trabalho não é convencional.

No entanto, se você está acordado quando o Sol está nascendo, ainda melhor. Ainda que pareça que o dia não está muito iluminado, esse momento é quando há uma maior proporção de luz azul (de onda curta). Nossos receptores são particularmente sensíveis a esse tipo de luz.

Uma das peculiaridades do nosso relógio biológico é que nosso tempo geralmente não é de 24 horas, mas um pouquinho mais.

A luz brilhante restabelece o ritmo cada manhã e, por alguma razão, essa exposição à luz pela manhã é particularmente benéfica para quem vive em regiões em que há um inverno mais rigoroso com dias mais curtos.

Como há menos luz, o corpo perde a sincronia, o que faz com que algumas pessoas percam ânimo e possam até desenvolver depressão.

Ajustando o relógio

Reajustar nossos relógios biológicos pela manhã ajuda a evitar que nos sintamos cansados e confusos, e não se trata apenas dos níveis de melatonina.

A exposição à luz do dia também desencadeia a liberação de uma substância chamada serotonina, que faz com que nos sintamos bem.

É um impulso natural para o humor tão poderoso que pode realmente redefinir a química do seu cérebro.

Para ler essa matéria completa, no site da BBC, acesse o link a seguir:

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-57227018


+ Bem-estar