REPETIÇÕES ROUBADAS E FORÇADAS

  • Cesar Colleti
  • Publicado em 24 de outubro de 2017 às 11:07
  • Modificado em 8 de outubro de 2020 às 18:24
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Após uma pausa forçada por motivos de saúde, estamos de volta e desta vez vou falar sobre duas técnicas que podem ser implantadas em seus treinos: as repetições roubadas e as repetições forçadas. Com certeza, você já deve ter visto isso na academia, mas a questão é: será que fulano sabe o que está fazendo?…

REPETIÇÕES ROUBADAS

Trata-se de uma alteração na técnica do movimento para realizar mais algumas repetições. O processo começa quando o aluno faz um exercício até a falha, e então ele muda o padrão motor, recrutando outros músculos para “roubar” o exercício. Um exemplo clássico é quando alguém joga a coluna pra trás pra levantar uma barra na rosca bíceps, por exemplo.

É importante dizer que esta técnica deve ser feita com cuidado, e somente por quem já está avançado nos treinamentos. Somente um profissional pode te orientar sobre o momento certo de utilizar este movimento.

O objetivo desta técnica é aumentar a intensidade do treinamento, recrutando outros músculos para auxiliar no movimento, fazendo com que o músculo alvo tenha seu esforço absoluto diminuído devido a alteração nas alavancas do corpo. Assim, o trabalho muscular é prolongado, aumentando o estímulo.

REPETIÇÕES FORÇADAS

Aqui não há alteração na técnica do movimento, mas sim uma ajuda de um colega de treino ou do professor para que o aluno execute mais algumas repetições, mantendo a técnica do movimento, sempre quando o praticante alcançar a falha.

A única dificuldade aqui é ter alguém disponível pra te ajudar, principalmente quando se treina entre os horários mais movimentados de uma academia, por exemplo. Portanto, conte sempre com a ajuda de um profissional.

A intenção das repetições forçadas é também aumentar a intensidade do movimento, através da maior desintegração das pontes cruzadas de actina e miosina (proteínas das fibras musculares), aumentando o aporte sanguíneo local, facilitando a hipertrofia muscular. Por ser uma técnica agressiva, também é recomendada para alunos avançados.

Tais técnicas não possuem tantas comprovações científicas. Alguns estudos já foram realizados, mas não dá pra tirar maiores conclusões pois outros estudos ainda precisam ser realizados. Mas recomendo que estas técnicas sejam utilizadas esporadicamente, e sempre com o aval de um profissional. Nossos músculos precisam ser estimulados das mais variadas formas, e estas técnicas cumprem bem este papel.

Se você tiver mais alguma dúvida sobre o assunto, entre em contato:

E-MAIL: [email protected]
YOUTUBE: canal Deivid Costa
FACEBOOK: fan page Prof. Deivid Costa
INSTAGRAM: @deividgcosta
TWITTER: @profdeivid

Até a próxima e vamo treinar!!


+ Esportes