Recursos do Funcafé já estão disponíveis para repor perdas causadas pelas geadas

  • F. A. Barbosa
  • Publicado em 8 de setembro de 2021 às 07:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os recursos poderão, assim, ser acessados por produtores, cooperativas, indústrias e exportadores afetados com as geadas

Os recursos poderão, assim, ser acessados por produtores, cooperativas, indústrias e exportadores afetados com as geadas

O Ministério da Agricultura assinou os primeiros contratos com agentes financeiros que irão aplicar os recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) nesta temporada. Os recursos já começaram a ser liberados.

Os recursos poderão, assim, ser acessados por produtores, cooperativas, indústrias e exportadores por meio dos bancos e cooperativas de crédito aptos a operá-los.

No total, 34 instituições financeiras irão negociá-los, segundo o ministério.

O orçamento estipulado para o Funcafé neste ano é de 4,64 bilhões de reais, divididos entre 1,28 bilhão de reais para custeio, 1,77 bilhão de reais para comercialização, 1,08 bilhão de reais para aquisição e 504,4 milhões de reais para capital de giro para indústrias e cooperativas.

Cafeicultura

Conforme definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), o montante de 1,32 bilhão de reais foi reservado para apoio a cafeicultures que sofreram perdas por geadas recentes.

O valor representa 20% das linhas de custeio, comercialização, capital de giro e financiamento para aquisição de café (FAC), além de 100% do valor da linha de recuperação de cafézais danificados.

“Estamos aguardando o resultado do levantamento das efetivas perdas no cafezal, que está sendo realizado pela Conab (Companhia Nacional de Abastecimento), o que deve acontecer até o final do mês”, disse em nota o diretor do Departamento de Comercialização e Abastecimento do ministério, Silvio Farnese.

“Iremos tratar do assunto em reunião com os representantes do CDPC (Conselho Deliberativo da Política do Café)”, acrescentou.

Segundo estimativas da Emater-MG, as geadas causaram perdas em cerca de 19% das áreas de café de Minas Gerais. A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, também citou recentemente projeções de perdas da ordem de 20%.


+ Agronegócios