Quanto mais você for apegado ao seu cão, melhor ele irá dormir, sabia? Entenda!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 28 de maio de 2022 às 08:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Os resultados da pesquisa, que foi publicada na revista Animals, mostram que o apego é um importante mecanismo regulatório comportamental para os cães

Padrão do sono dos cães é influenciado pelo vínculo de apego com seu tutor

 

De acordo com um estudo realizado pelos pesquisadores do Departamento de Etologia da Universidade Eötvös Loránd, na Hungria, o padrão de sono de cães que dormiam em um novo local com seus donos era influenciado pelo vínculo de apego dos dois.

Os resultados da pesquisa, que foi publicada na revista Animals, mostram que o apego é um importante mecanismo regulatório comportamental que é funcionalmente semelhante nas relações mãe-criança e dono do cão.

“O dono oferece um ‘porto seguro’ para o cão em situações perigosas, assim como a mãe faz para as crianças pequenas”.

“Se queremos usar o cão como modelo de comportamento humano, e o fazemos, é importante saber se essa semelhança também é evidente no nível de comportamento em nossas atividades cotidianas”, disse Márta Gácsi, pesquisadora sênior do MTA-ELTE Comparative Ethology Research Group.

“No ano passado, descobrimos em um estudo de ressonância magnética que o apego do cão influencia o quão gratificante ele se sente quando ouve a voz de seu dono. O resultado atual é outra semelhança importante na mãe-filho contexto”, acrescentou a pesquisadora.

O vínculo de apego de 42 cães a seus donos foi medido usando a versão adaptada do Strange Situation Test, desenvolvido por psicólogos para avaliar o vínculo entre mãe e bebê.

O sono dos cães foi examinado durante uma soneca da tarde com o dono em local desconhecido, no laboratório da Universidade, usando um método de eletroencefalografia não invasivo.

Os pesquisadores descobriram que níveis mais altos de apego estão associados a passar mais tempo em sono profundo, conhecido como a fase mais relaxante do sono.

“Dormir em um lugar novo pela primeira vez pode ser estressante. Mas estes resultados sugerem que os cães com níveis de apego mais elevados dormem melhor, presumivelmente porque o dono destes cães proporciona um ambiente mais seguro para o seu cão, para que possam relaxar e tirar uma boa soneca”, explicou Cecília Carreiro, autora principal das publicações.

*Informações O Pet é Pop


+ Pets