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Maioria deve gastar até R$ 500 para comprar cinco presentes; um terço usará o 13º
Uma pesquisa encomendada pela ACIF (Associação do Comércio e Indústria de Franca) ajudará os comerciantes a focar mais seu público nas vendas do período natalino. O estudo tem o objetivo de identificar as intenções de compra e revelar o perfil do consumidor.
A pesquisa foi realizada pelo Ipes (Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais), do Uni-FACEF – Centro Universitário Municipal de Franca), com 420 pessoas acima de 16 anos, no Centro e no Franca Shopping, entre os dias 23 e 28 de novembro.
Os números revelam que 57,86% das pessoas vão consumir de alguma forma nessa época do ano, sendo a maioria mulheres, casadas, com idades entre 25 e 40 anos, da classe D, com ensino médio completo, dois filhos, empregadas e residentes em Franca.
Este público gastará em média perto de R$ 500, pois comprará em torno de 5,5 presentes, no valor médio de R$ 98,60 cada um, com pagamento à vista, sendo que 34,3% pretendem usar o 13º salário. Entre os preferidos, estão roupas, brinquedos, calçados e livros. Os mais agraciados com os mimos serão os cônjuges, seguidos dos filhos ou netos.
“O nosso intuito é desmistificar esse sentimento de pessimismo que tomou conta da população, em razão da crise política e econômica. A pesquisa comprova o que já venho afirmando, que em Franca o cenário não está tão ruim como no restante do País”, disse o presidente da ACIF Dorival Mourão Filho.
Segundo a coordenadora do Ipes, Melissa Franchini Cavalcanti Bandos, pessoas da Classe E (que ganham até R$ 1,5 mil) priorizam filhos e netos, pessoas da Classe D (que ganham entre R$ 1,5 mil e R$ 3,1 mil) e C (que ganham entre R$ 3,1 mil e R$ 7,8 mil) priorizam cônjuge, companheiro ou namorado, e pessoas da Classe B (que ganham entre R$ 7,8 mil e R$ 15,7 mil) priorizam os pais.
Quando a análise é feita por idade, os números são curiosos: os jovens de 16 e 17 anos priorizam os pais em suas compras de Natal, contudo, os jovens de 18 a 24 anos elegem cônjuge, companheiro ou namorado como sua primeira escolha, seguidos pelos pais.
Na faixa etária de 25 a 40 anos, cônjuge aparece como primeira opção, seguido por filhos e netos. Na faixa etária de 41 a 59 anos, os filhos e netos são prioridade.
No cruzamento de dados entre os destinatários dos presentes e o estado civil dos entrevistados é possível afirmar que entre os solteiros a prioridade são os pais; entre os casados, a preferência são os cônjuges; entre viúvos e divorciados a primeira opção são filhos e netos.
De acordo com a pesquisa encomendada pela ACIF, 34,3% dos consumidores farão uso do 13º salário na compra dos presentes, gastando uma média de 42% dessa renda extra. Já 12,2% usarão integralmente o 13º para este fim.
Por conta disso, a forma de pagamento será à vista, sendo que 67,9% pagarão com dinheiro e cheque, enquanto que 8,2% pagarão com cartão de débito. Só 22,2% das pessoas pretendem parcelar as compras no cartão de crédito.