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Setor calçadista é um dos mais importantes da economia francana
A Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) foi palco da primeira reunião do grupo de Embaixadores do Brazilian Footwear de 2024.
O evento, realizado no último dia 25 de abril, contou com a participação de representantes da Abicalçados, Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) e de empresas associadas.
Abrindo o encontro, a gerente de Relacionamento e Negócios da Abicalçados, Letícia Sperb Masselli, ressaltou a importância de cada profissional.
Assuntos em pauta
Foram elencados: investimento em marca; maior conhecimento dos mercados; criação de uma cultura exportadora; avanços na área de sustentabilidade e ESG; continuidade nas ações de internacionalização; posicionamento do Made in Brazil; entre outros.
Após a dinâmica de apresentação, Letícia reforçou que os desafios vão ao encontro dos propósitos do programa Brazilian Footwear, que é de alavancar as exportações calçadistas brasileiras.
Também é foco promover oportunidades de negócios, fomentar a competitividade e o desenvolvimento para exportação, indicar direções estratégicas para empresas do setor e destacar o produto nacional no cenário internacional.
“Conforme relatório, 76% das exportadoras abriram novos mercados e 6% das exportadoras são novas exportadoras, ou seja, não haviam exportado antes de aderirem ao projeto”, contou Letícia.
Estatísticas mostram
Outro dado importante ressaltado foi de que, entre 2012 e 2023, as exportações das empresas não apoiadas reduziram 1,1%, ao passo em que as exportações das apoiadas cresceram 14,2%.
Letícia detalhou, ainda, ações que já foram realizadas pelo convênio atual, como a Expo Riva Schuh e a Micam Milano (Itália), Magic Nova Iorque/Las Vegas e a Atlanta Shoe Market (Estados Unidos).
“Estamos otimizando recursos e realizando o Projeto Comprador VIP, levando compradores de outras regiões da Colômbia para a capital Bogotá. O grupo de compradores colombianos varia conforme o perfil de marcas que estão participando de cada edição”, disse Carla Giordani, responsável pelo mercado colombiano na Abicalçados.
Para a próxima edição, que ocorrerá entre 25 e 27 de junho, estão confirmadas 37 marcas de empresas nacionais.
Comércio Eletrônico
As empresas interessadas em participar do edital de marketing digital internacional do Brazilian Footwear devem enviar uma proposta pleiteando um apoio individualizado para ação. Outra possibilidade, ainda no cenário digital, é o investimento em ações de dropshipping.
Panorama mundial
O panorama mundial do setor calçadista também foi exposto aos Embaixadores 2024/2025. Na ocasião, a coordenadora de Inteligência de Mercado da Abicalçados, Priscila Linck, destacou que o Brasil vem se ajustando na exportação de forma sustentável e está com índices acima do registrado na pré-pandemia.
O grupo
Criado com o objetivo de discutir estratégias de promoção comercial e de imagem voltadas à internacionalização do calçado brasileiro dentro do Programa, os Embaixadores do Brazilian Footwear atuam, juntamente com a Abicalçados e ApexBrasil.
Ele atuam fazendo análises, discutindo resultados e caminhos para ampliar as exportações de calçados Made in Brazil.
Participam do grupo profissionais de várias empresas, de várias localidades, como Thânia Fileto e Natividade Faleiros, da fabricante francana Ferracini.