O contato direto permitiu compreender o momento atual da indústria e os rumos do calçado brasileiro no mercado global
O potencial do calçado brasileiro voltou a chamar atenção internacional durante a BFSHOW, realizada em São Paulo, onde a indústria nacional apresentou ao mundo sua combinação de conforto, inovação e design.
A força do setor ficou evidente não apenas nos produtos expostos, mas também nas estratégias adotadas pelas empresas — dos estandes cuidadosamente projetados ao posicionamento dentro do evento organizado pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), em parceria com a NürnbergMesse Brasil.
Enquanto a feira acontecia, entre os dias 8 e 13 de novembro, quatro jornalistas estrangeiros participaram do Projeto Imagem do Brazilian Footwear, programa de incentivo às exportações promovido pela Abicalçados e pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil).
Estrangeiros
A ação reuniu representantes de veículos de comunicação do Chile (Diario Financiero), Colômbia (El País e Nuevo Siglo) e Estados Unidos (Fashion Week Online e Welum), mercados estratégicos para o setor. O objetivo foi apresentar a diversidade e a capacidade produtiva da indústria nacional, uma das que mais empregam no País e a quarta maior fabricante de calçados do mundo.
Durante os três dias de visita à BFSHOW, as jornalistas Adriana Maria Becerra Ruiz, Blanca Dulanto Errázuriz, Oscarina Lizet Esquivel Martinez e Yanivis Florian Cadena percorreram estandes de cerca de 350 marcas, acompanharam lançamentos e conversaram com lideranças do setor e compradores internacionais.
Proximidade
O contato direto permitiu compreender o momento atual da indústria e os rumos do calçado brasileiro no mercado global. “Essa aproximação da imprensa internacional com a indústria é essencial para que se entenda, de perto, o que torna nosso produto tão competitivo e presente nas vitrines de todo o mundo”, afirmou Nicolle Frapiccini, da comunicação da Abicalçados.
A força organizacional das empresas brasileiras também chamou atenção das convidadas. Para Yanivis Cadena, a variedade apresentada e o foco no consumidor final diferenciam a produção nacional. “Percebi que a organização é a chave das empresas brasileiras. Elas conhecem bem o seu consumidor e isso contribui diretamente para o crescimento no exterior”, avaliou, destacando ainda o design, os materiais e o conforto dos calçados brasileiros.
Opinião
Adriana Ruiz reforçou a impressão de grandeza do setor. “Eu já conhecia a indústria de calçados do Brasil, mas estar na BFSHOW, conversando com empresas e compradores, me fez compreender o verdadeiro potencial. Não imaginava essa magnitude”, comentou.
Além da cobertura jornalística da feira, o roteiro incluiu visitas a lojas-conceito, centros comerciais e um city tour pela capital paulista, proporcionando uma imersão na cultura brasileira e no ambiente em que o mercado de moda e calçados se desenvolve.