Neurocientista revela segredo surpreendente para prevenir Alzheimer; descubra qual!

  • Dayse Cruz
  • Publicado em 3 de março de 2024 às 22:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

De acordo com um neurocientista especializado em Alzheimer, um hábito simples e acessível pode prevenir a doença. Descubra qual é!

alzheimer

Hábito simples pode ajudar a prevenir o desenvolvimento do Alzheimer – foto Arquivo

 

O Alzheimer é uma doença que compromete funções cognitivas, a memória e ocasiona uma série de sintomas neuropsiquiátricos.

Por ser um problema neurodegenerativo progressivo, o quadro piora com o tempo e precisa ser tratado.

Apesar de vários fatores estarem associados ao seu surgimento, um hábito simples pode ajudar a prevenir o desenvolvimento da doença.

Em um vídeo publicado no TikTok, Robert W.B. Love, neurocientista e especialista em Alzheimer, compartilhou uma forma inusitada de prevenir a doença.

Ele revelou que cultivar relacionamentos saudáveis ajuda a diminuir os riscos de desenvolver o transtorno neurodegenerativo.

“Ter relacionamentos saudáveis ​​é uma das melhores coisas que você pode fazer pela sua saúde geral, pela saúde do seu cérebro e ainda ajuda a reduzir o risco da doença de Alzheimer.”

Entre os sintomas iniciais da doença de Alzheimer estão pequenos problemas de memória, alteração de personalidade, confusão e desorientação.

O desenvolvimento do quadro está relacionado a diversos fatores como genética, idade, lesões na cabeça, doenças cardiovasculares e também ao acúmulo de duas substâncias no cérebro, amilóide e tau.

Significado na vida

Love citou alguns motivos pelos quais os relacionamentos ajudam a evitar o problema de saúde. “Bem, número um, os relacionamentos nos dão propósito e significado na vida”, disse ele.

“Ter um propósito e significado na vida não é apenas ótimo para a sua saúde, mas também é ótimo para a sua saúde mental e ajuda a reduzir o risco de Alzheimer”, acrescentou.

De acordo com o neurocientista, os bons relacionamentos ajudam a reduzir o estresse e a ansiedade. “Os humanos são criaturas sociais. Precisamos estar perto de pessoas amorosas. E estes são familiares ou amigos, então isso é muito importante”, destacou.

Além disso, Love disse que a solidão é um dos maiores fatores de risco para doenças e que pode ser “tão ruim para a saúde quanto fumar ”. “Ter bons relacionamentos é uma ótima maneira de ajudar a prevenir a solidão”, ressaltou.

O especialista não é o único que associa a solidão a quadros de declínio cognitivo e demência.

Um estudo, publicado na revista Neurology em 2020, descobriu que pessoas solitárias com idades entre 60 e 79 anos tinham três vezes mais probabilidade de desenvolver demência do que as pessoas que não relataram sentir-se sozinhas.

Problemas como tamanhos cerebrais menores e habilidades de funções executivas mais deficientes, como a capacidade de planejar, focar a atenção e lembrar instruções também podem estar relacionadas à solidão.


+ Saúde