Motoristas e motociclistas profissionais de Franca ganharão unidade do Sest Senat

  • Marcia Souza
  • Publicado em 19 de fevereiro de 2026 às 15:00
  • Modificado em 19 de fevereiro de 2026 às 15:07
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Daniel Bassi afirma que caminhoneiros, taxistas, motoristas de aplicativos e vans, mototáxis e entregadores de motos poderão fazer parte do Sest Senat

O vereador Daniel Bassi cumpriu agenda de trabalho, na semana passada, em Ribeirão Preto, para buscar informações e acompanhar o andamento da implantação de um dos serviços mais aguardados para o setor de transporte de Franca: a instalação da unidade local do SEST SENAT.

Durante a visita, o parlamentar se reuniu com o diretor da unidade de Ribeirão, Maurício Carlos, para alinhar detalhes sobre o cronograma das obras da sede francana, que já estão andamento e têm previsão de entrega para o ano que vem.

A chegada da estrutura representa um divisor de águas para milhares de profissionais. Diferente de outras entidades, o SEST SENAT foca especificamente no ecossistema do transporte, oferecendo desde cursos de capacitação técnica com simuladores de ponta até atendimentos gratuitos de saúde, como odontologia, fisioterapia, nutrição e psicologia. Tudo com qualidade e tecnologia de ponta.

Alcance regional e categorias beneficiadas

A nova unidade vai atender uma gama diversificada de profissionais autônomos e celetistas de Franca e região, incluindo:

– Caminhoneiros (autônomos e de frotas);

– Motoristas de ônibus (urbano, intermunicipal e fretamento);

– Taxistas e motoristas de aplicativo;

– Mototaxistas e entregadores de moto (como profissionais do iFood e similares);

– Transportadores escolares (vans e peruas);

– Trabalhadores de empresas de logística e transporte de valores.

Para o diretor Maurício Carlos, a escolha de Franca é estratégica devido à força do setor na cidade.

“Estamos acompanhando com toda a atenção a construção da unidade de Franca. É uma cidade com muitos profissionais de transporte de cargas e pessoas e com certeza os serviços do Sest Senat ajudarão muito a todos” destacou.

Estrutura de ponta e impacto social

Daniel Bassi ressaltou que a unidade preenche uma lacuna importante na rede de proteção e desenvolvimento profissional do município.

“Assim como o Sesi, da Indústria; o Sesc, do comércio; o Sebrae, do empreendedorismo, o Sest Senat vai trazer serviços de qualidade para milhares de profissionais de Franca e da região, como tratamentos de saúde de primeira qualidade, cursos de formação, qualificação e requalificação. Estamos totalmente alinhados e à disposição para ajudar nesse processo de implantação, vamos acompanhar a construção e, em breve, Franca terá mais essa estrutura disponível”, explicou o vereador.

A expectativa é que a unidade de Franca, além de oferecer suporte clínico, funcione como um centro de excelência em treinamento, ajudando a reduzir custos operacionais para transportadores por meio da educação e prevenção de acidentes.

“Estaremos acompanhando tudo e prestando informações a esses profissionais que ajudam nossa cidade a gerar riquezas, empregos e dando visibilidade à cidade de Franca como fazer parte do SEST SENAT”, concluiu Bassi.

Mas o que é?

O SEST (Serviço Social do Transporte) SENAT (Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte) é uma instituição brasileira voltada prioritariamente para a assistência social e em saúde para os trabalhadores do setor de transporte e seus dependentes, mas também presta, conforme disponibilidade, serviços à comunidade em geral.

Ele faz parte do chamado Sistema S (ao lado de entidades como SESI, SENAI, SESC, SEBRAE e SENAC), mas é gerido pela Confederação Nacional do Transporte (CNT).

Todos estes estão presentes em Franca e a vinda do serviço de transportes completará este ciclo de serviços na cidade. “São serviços de qualidade que a cidade já conta e isso acontecerá também com o Sest Senat, que valorizará essas categorias profissionais tão relevantes”, concluiu Bassi.


+ Política