Franca registra 599 furtos de hidrômetros em um ano, diz relatório da Sabesp

  • Cláudia Canelli
  • Publicado em 13 de fevereiro de 2026 às 09:00
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Companhia alerta para aumento deste tipo de ocorrência em Franca e explica como agir se medidores forem furtados

Washington Luís Bianco, colaborador da Sabesp, reinstala hidrômetro de prédio residencial em Franca

A Sabesp orienta os clientes a ficarem atentos e comunicarem imediatamente a Companhia e as autoridades policiais caso sejam vítimas de furto de hidrômetros.

Além de causar transtornos no abastecimento, esse tipo de crime gera prejuízos à população e exige adoção de medidas conjuntas de prevenção.

Em Franca, a Sabesp tem registrado um aumento significativo deste tipo de ocorrência. Entre janeiro e dezembro de 2025, foram contabilizados 599 furtos de hidrômetros, contra 224 casos no mesmo período de 2024, um aumento de 167%.

A retirada dos medidores pode causar vazamentos, desperdício de água potável, além de quedas de pressão na rede de abastecimento.

Em muitos casos, as instalações hidráulicas também são danificadas, exigindo reparos e gerando custos adicionais. A Sabesp também é vítima nesses casos e trabalha em conjunto com as autoridades para a identificação e punição dos criminosos.

Orientações em caso de furto

Ao constatar o furto do hidrômetro, a Sabesp orienta que o morador registre imediatamente um Boletim de Ocorrência (BO) e entre em contato com os canais oficiais da Companhia para solicitar a reinstalação do equipamento.

O atendimento pode ser feito pela Central de Atendimento 0800 055 0195 (ligação gratuita), pelo WhatsApp (11) 3388-8000 ou pela Agência Virtual, disponível em https://agenciavirtual.sabesp.com.br/.

A substituição do hidrômetro é gratuita mediante apresentação do BO. Caso o documento não seja apresentado, o cliente poderá ser responsabilizado pelo custo do novo equipamento, conforme regulamentação da Arsesp (Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo.

Durante o período em que o imóvel permanecer sem o medidor, a cobrança pelo consumo de água será realizada com base na média anterior ao furto. Após a instalação do novo hidrômetro, o faturamento volta a ser feito de acordo com o consumo real.

Atenção e colaboração da população

A Sabesp reforça a importância de que os moradores fiquem atentos a movimentações suspeitas próximas aos hidrômetros e acionem as autoridades em caso de tentativa de furto.

A população tem papel fundamental no combate a esse tipo de crime, podendo colaborar com denúncias e, quando possível, com o fornecimento de imagens de câmeras de segurança que auxiliem na identificação dos responsáveis.

Informações podem ser repassadas de forma anônima à Sabesp pelos canais oficiais de atendimento ou diretamente à Polícia Militar, pelo telefone 190. A participação da comunidade é essencial para inibir essas ações e garantir o bom funcionamento do sistema de abastecimento de água.

Cavalete sem hidrômetro; Sabesp orienta clientes a como proceder em caso de furto dos medidores

Frente às ocorrências, a Companhia reforça que tem atuado em conjunto com a Polícia no combate a este tipo de crime, colaborando com informações, além de intensificar orientações aos clientes para evitar novos furtos dos equipamentos.

Sobre a Sabesp

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) é responsável pelo fornecimento de água e pela coleta e tratamento de esgoto em 375 municípios paulistas e atende 28 milhões de habitantes. É uma das maiores empresas de saneamento ambiental do mundo e a maior do Brasil.

A Nova Sabesp vai avançar cinco décadas em cinco anos, ampliando o acesso à água potável e ao saneamento básico para milhões de pessoas.

Seu compromisso é antecipar em quatro anos as metas estabelecidas pelo Marco Legal do Saneamento, com isso, planeja proporcionar dignidade, saúde e desenvolvimento sustentável para milhões de brasileiros enquanto preserva os recursos naturais para as futuras gerações.


+ Saneamento Básico