Franca pode ter parceria tecnológica com o Google para melhorar a vida dos cidadãos

  • Marcia Souza
  • Publicado em 3 de dezembro de 2025 às 14:00
  • Modificado em 4 de fevereiro de 2026 às 09:06
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Proposta do vereador Daniel Bassi é que município aproveite ferramentas tecnológicas do gigante Google

O presidente da Câmara Municipal de Franca, vereador Daniel Bassi, encaminhou ao prefeito Alexandre Ferreira uma indicação para que o município siga o exemplo de Belo Horizonte e firme um protocolo de intenções com o Google Brasil.

A proposta, segundo ele, representa uma oportunidade estratégica para que Franca incorpore tecnologias avançadas no planejamento e na execução de políticas públicas.

A iniciativa de Bassi ocorre após a capital mineira oficializar parceria com a empresa para desenvolver ações conjuntas em áreas como mobilidade urbana, sustentabilidade, inteligência artificial e gestão pública. Para o vereador, Franca tem potencial para se beneficiar de maneira semelhante.

“Franca é atualmente uma cidade grande e populosa. O uso da tecnologia pode beneficiar nossa população em várias frentes, daí a proposta ao prefeito Alexandre para trazer essa parceria, conjuntamente com a Câmara, para Franca”, afirmou Bassi.

O que muda?

Entre os possíveis ganhos estão soluções inovadoras que já estão sendo testadas pelo Google em grandes centros urbanos.

A partir da assinatura do protocolo, Prefeitura e Google poderiam definir prazos e metas para implementação de projetos que apoiam desde a gestão do trânsito até ações de mitigação dos efeitos climáticos.

Entre as iniciativas previstas no modelo de cooperação podem estar:

Otimização do trânsito – Waze for Cities

O programa oferece acesso gratuito a dados de tráfego em tempo real, permitindo que gestores desenvolvam estratégias mais eficientes de mobilidade. Belo Horizonte será cidade-piloto nos testes globais da ferramenta.

Inteligência Artificial para Sustentabilidade

Inclui identificação de áreas aptas para instalação de painéis solares, previsão antecipada de inundações, rotas ecológicas que reduzem emissões de carbono, otimização inteligente de semáforos, mapeamento de cobertura vegetal e ferramentas de detecção e previsão de incêndios florestais.

Também envolve tecnologias para estímulo a telhados refletivos, que ajudam a diminuir temperaturas internas em edificações.

Explorador de Insights Ambientais

Plataforma que reúne dados sobre emissões de carbono e potencial solar, auxiliando cidades a definir estratégias de ação climática.

LAir View – Monitoramento da Qualidade do Ar

Solução já adotada em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba e Recife para mapear a poluição atmosférica com maior precisão.

Inclusão Social com Plus Codes

Endereços digitais que facilitam a localização de residências e estabelecimentos em áreas sem endereçamento formal.

União de ações 

Com o pedido oficializado ao prefeito, Bassi reforça que a Câmara está à disposição para colaborar na construção de uma eventual parceria.

“Essa iniciativa pode colocar Franca entre as cidades brasileiras que mais avançam no uso da tecnologia aplicada à gestão pública”, concluiu Bassi.


+ Cotidiano