Franca começa a vacinar profissionais de UBSs contra a dengue nesta terça, 10

  • Nina Ribeiro
  • Publicado em 10 de fevereiro de 2026 às 07:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

Imunização com dose única do Butantan será aplicada em trabalhadores da Atenção Básica. Adolescentes de 10 a 14 anos seguem com vacinação nas unidades

Antes do início da aplicação, profissionais das unidades participaram de reunião de orientação com a Vigilância Epidemiológica

 

A Secretaria de Saúde inicia nesta terça-feira, 10, a vacinação contra a dengue para profissionais da Atenção Básica de Franca.

Nesta primeira etapa, o imunizante do Instituto Butantan será aplicado exclusivamente em trabalhadores das UBSs e ESFs do município.

O público foi definido pelo Ministério da Saúde e pela Comissão Intergestores Bipartite do Estado, conforme a disponibilidade de doses.

Antes do início da aplicação, equipes das unidades participaram de reunião de orientação com a Vigilância Epidemiológica.

Quem recebe a vacina

Poderão ser imunizados, com dose única, profissionais de 15 a 59 anos, 11 meses e 29 dias que atuam diretamente nas unidades.

Estão incluídos médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, dentistas, psicólogos, assistentes sociais, farmacêuticos, agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

Também fazem parte do público os trabalhadores administrativos e de apoio, como recepcionistas e equipes de limpeza.

A aplicação será feita nas próprias unidades onde os servidores atuam, mediante apresentação de documento e carteira de vacinação.

Próximas etapas e vacinação de adolescentes

Após essa fase inicial, a Secretaria de Saúde aguarda novas orientações do Ministério da Saúde e do Governo do Estado para ampliar o público-alvo.

A vacina Qdenga segue disponível para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, com duas doses e intervalo de três meses. O atendimento ocorre nas UBSs, das 8 às 19 horas, e nas ESFs, das 8 às 16 horas.

Neste ano, já foram aplicadas 595 doses no município. Um “Dia D” de vacinação para esse público está previsto para o dia 28, das 7 às 13 horas, com locais a serem divulgados.


+ Saúde