Fazenda de Itirapuã é finalista do Prêmio Fazenda Sustentável da revista Globo Rural

  • Teo Barbosa
  • Publicado em 11 de julho de 2025 às 12:30
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

A propriedade situada na região de Franca é destaque na representação da agricultura paulista entre as mais sustentáveis do Brasil

A Fazenda Barra Grande, localizada em Itirapuã (SP), está entre as finalistas do 9º Prêmio Fazenda Sustentável, promovido pela revista Globo Rural.

A premiação reconhece propriedades rurais que se destacam pela gestão eficiente e integrada nas dimensões social, ambiental e econômica. A edição deste ano recebeu inscrições de fazendas de todo o Brasil, representando diferentes culturas e modelos produtivos.

Esta não é a primeira vez que a fazenda conquista destaque nacional. Em 2018 e 2019, a Barra Grande também chegou à etapa final do prêmio — ficando entre as cinco melhores em uma das edições e entre as dez em outra. Após alguns anos fora da premiação, a propriedade volta a figurar entre as melhores do país em práticas sustentáveis.

“É um processo bastante rigoroso. Desde a inscrição até agora, tivemos que enviar inúmeros documentos, fotos e comprovações, além de responder a formulários muito extensos. Teve dia em que precisei virar a noite no escritório para dar conta de preencher tudo”, conta Maurílio Cristófani, diretor da Fazenda Barra Grande.

Múltiplas avaliações técnicas

Maurílio Cristófani, diretor da Fazenda, com seu filho Victor Hugo Cristófani em final do Prêmio Fazenda Sustentável,  em 2019  (Foto: Divulgação)

A participação no prêmio envolve múltiplas etapas de avaliação técnica, com critérios que vão desde a preservação ambiental e uso racional de recursos até o bem-estar dos trabalhadores e a viabilidade econômica do negócio.

Para Maurílio, estar novamente entre os finalistas reforça um compromisso contínuo com a sustentabilidade. “A gente segue evoluindo, aprimorando processos e aprendendo sempre. Chegar à final mais uma vez é motivo de orgulho para todos nós. É um reconhecimento que nos estimula a continuar trabalhando com responsabilidade e propósito.”

A premiação final deve ser anunciada nas próximas semanas. Na edição de 2019, os três primeiros colocados tiveram suas histórias exibidas em reportagem especial do programa Globo Rural e nas páginas da revista. A expectativa agora é de repetir — e, quem sabe, superar — esse feito.


+ Agronegócios