Empresa que administrará Hospital Regional de Franca será escolhida pelo governo

  • Marcia Souza
  • Publicado em 11 de setembro de 2025 às 14:00
  • Modificado em 11 de setembro de 2025 às 16:44
compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin

O vereador Daniel Bassi destaca que o hospital será referência em saúde e um dos maiores empregadores de Franca

O Governo de São Paulo iniciou oficialmente o processo para definir a entidade que vai administrar o hospital público estadual de Franca.

O edital de Convocação Pública foi publicado no Diário Oficial nesta quarta-feira, 10 de setembro, e prevê a escolha de uma Organização Social de Saúde (OSS) para assumir a gestão da unidade pelos próximos cinco anos.

A informação já havia sido antecipada em agosto pelo vereador e presidente da Câmara Municipal, Daniel Bassi, que comemorou a publicação do edital como mais uma etapa rumo à concretização do sonho do hospital público estadual em Franca. Para ele, o momento representa um marco histórico.

“Chega a ser emocionante, uma vez que estamos trabalhando desde o início de nosso primeiro mandato nessa causa, quando muita gente achava que não se concretizaria”, afirmou o parlamentar.

Bassi destacou ainda a importância da conquista para a cidade e para toda a região. “Esta é a melhor resposta para quem não acreditava e principalmente para a população de Franca, que precisa tanto desta estruturação da saúde pública na cidade e região”, completou.

Veja quem poderá participar do chamamento

Somente entidades privadas sem fins lucrativos já qualificadas como OSS no estado podem participar da seleção.

O edital impõe critérios rigorosos, exigindo que a organização comprove experiência mínima de cinco anos na administração hospitalar em ao menos duas áreas de alta complexidade, como traumato-ortopedia, cardiologia adulta, saúde mental ou reabilitação física e motora.

Também é necessário apresentar certificações de qualidade, como o selo CQH ou acreditações nacionais a partir do nível 2.

Processo tem cronograma a ser cumprido

O processo de escolha seguirá um cronograma definido. As entidades interessadas terão dez dias úteis, contados a partir da publicação, para manifestar por escrito o interesse em participar.

Na etapa seguinte, será preciso apresentar um Plano Operacional detalhado, em até vinte dias úteis, que será avaliado por uma comissão técnica da Secretaria de Estado da Saúde.

Estrutura para ser grande

Com 225 leitos distribuídos entre clínica médica, cirurgia, hospital dia, psiquiatria e unidades de terapia intensiva pediátrica e adulta, o hospital público estadual de Franca é aguardado como um marco na ampliação da rede de atendimento de Franca e região.

As obras começaram em novembro de 2022, com investimento estimado em R$ 150 milhões, e a escolha da entidade gestora representa um passo fundamental para a futura abertura da unidade.

Hospital também será grande gerador de empregos

Além da relevância na área da saúde, a inauguração do hospital público estadual de Franca terá impacto direto na economia local.

Estão previstos cerca de 1.400 empregos diretos, além de outras centenas de vagas indiretas. Segundo Daniel Bassi, essa será uma das maiores oportunidades de geração de trabalho já vistas na cidade.

“Será um dos maiores geradores de emprego de Franca e permaneceremos vigilantes com todas as etapas vindouras até a abertura das portas do Hospital Público de nossa cidade”, ressaltou.

Unidade terá heliponto e nome oficial está em tramitação

O hospital contará com heliponto, ampliando a capacidade de transporte de pacientes em situações de urgência e emergência, colocando Franca em um diferencial elevado no serviço de resgate aéreo.

A unidade está sendo chamada provisoriamente de Hospital Regional Três Colinas. No entanto, tramita na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo um projeto de lei de autoria da deputada Delegada Graciela que propõe a denominação de Hospital “Bispo Dom Diógenes da Silva Matthes”.

Reconhecimento aos parceiros do projeto

O vereador também fez questão de reconhecer o empenho de lideranças que contribuíram para o avanço do hospital de Franca.

Ele citou o deputado federal Arnaldo Jardim, prefeitos e vereadores da região, líderes políticos como Flávia Lancha e Gilberto Kassab, o ex-governador Rodrigo Garcia e o atual governador Tarcísio de Freitas.

“Todos os homens públicos comprometidos com o bem-estar e a melhoria do serviço oferecido para a população. É uma honra estar participando desse processo todo”, afirmou Bassi.


+ Política